ENTRE REDES E NÉVOAS
EDUCAÇÃO CRÍTICA, CIBERDEMOCRACIA E PÓS-VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.94998Palavras-chave:
Educação Midiática, Ciberdemocracia, Pós-Verdade, Redes Digitais, Cidadania Crítica, Inteligência ColetivaResumo
Este artigo investiga a importância de educar para o uso consciente e crítico das redes e mídias digitais no contexto da pós-verdade. A partir da metáfora das redes como mares turbulentos e imprevisíveis, propõe-se uma reflexão aprofundada sobre os desafios e as possibilidades da Ciberdemocracia, um conceito que designa a participação cidadã mediada pelas tecnologias digitais, em tempos em que as emoções e as narrativas pessoais frequentemente se sobrepõem aos fatos objetivos. O texto busca mapear caminhos educativos que favoreçam uma cidadania crítica, ética e sensível ao complexo ambiente informacional contemporâneo, reconhecendo a centralidade da educação como uma bússola indispensável para a navegação segura nas águas incertas das mídias sociais. Em um cenário onde a informação se prolifera em um fluxo contínuo, a educação emerge como o farol que ilumina a rota, permitindo que os indivíduos não apenas consumam informações, mas as interpretem, questionem e produzam conhecimento de forma responsável. A metáfora do mar e da navegação será constantemente revisitada para ilustrar a complexidade e a fluidez do ambiente digital.
Palavras-chave: Educação midiática; Ciberdemocracia; Pós-Verdade; Redes Digitais; Cidadania Crítica; Inteligência Coletiva.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hhywJFvh7ysP5rGPn3QRFWf/. Acesso em: 28 jun. 2025.
COUTO, Edvaldo. A educação e os desafios da cibercultura. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/download/46344/34471. Acesso em: 28 jun. 2025
D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Tradução de Carlos Szlak. Barueri: Faro Editorial, 2018. Disponível em: https://jornalggn.com.br/midia/pos-verdade-resenha-do-livro-de-matthew-dancona/. Acesso em: 1 jul. 2025.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra. 2019.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009. Disponível em: https://cienciaslinguagem.eca.usp.br/L3JenkinsConvergencia.pdf. Acesso em: 12 jul. 2025.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia da inteligência e design das redes. São Paulo: Paulus, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 28 jun. 2025.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Tradução de Cláudio Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
PORTO, Cristiane. Educação, mídias digitais e cibercultura: desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






