“PROFESSORA, NA ESCOLA TEM WI-FI?”: NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE BRINCAR COM DISPOSITIVO MÓVEL (CELULAR) - RESSIGNIFICAÇÃO DO CELULAR NA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.86576Abstract
Nesta dissertação de mestrado, buscamos compreender os sentidos que as crianças de quatro a seis anos atribuem ao celular na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil em Niterói – RJ em 2023. Para pensar-fazer a presente pesquisa, mobilizamos as epistemologias dos cotidianos escolares e método etnográfico para analisar as experiências e inventividades do uso dos celulares pelas crianças. Em termos teóricos, esta dissertação foi produzida com base nos estudos da infância, educação infantil e ciberculturais. Como desdobramentos do mergulho no cotidiano pesquisado, os dados provisórios da pesquisa mostram a fusão entre brincadeira e tecnologia, além de ilustrar como as crianças incorporam funções adultas em suas atividades e utilizam o celular de maneira inventiva e lúdica, indicando uma ressignificação dos usos desse dispositivo. Esses achados apontam para uma integração cada vez maior da tecnologia na vida cotidiana das crianças, destacando a necessidade de considerar essas práticas na formulação de estratégias pedagógicas que reconheçam e integrem a realidade digital da infância em tempo de cibercultura. A análise dos efeitos culturais dessa utilização indicou que o celular pode influenciar a forma como as crianças interagem com o mundo ao seu redor, reverberando nas suas habilidades sociais, culturais, cognitivas, brincantes e emocionais. As narrativas das crianças sobre a possibilidade de utilizar o celular na escola mostraram que elas percebiam esse dispositivo como um instrumento de aprendizagem e entretenimento. Também manifestaram preocupações sobre o potencial de distração e os possíveis impactos negativos na concentração e no desenvolvimento acadêmico.
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