PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
DESAFIOS PARA AUTONOMIA DOCENTE E INCLUSÃO DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84769Palavras-chave:
Plataformização, Escola Pública, Inclusão, Autonomia, AutoriaResumo
O artigo apresenta uma discussão sobre a plataformização a partir de uma pesquisa documental de produtos e serviços oferecidos numa feira educacional e seus argumentos de venda e a incorporação de duas dessas plataformas privadas numa rede pública de São Paulo analisando as recomendações para a inclusão e autoria do aluno, assim como para a autonomia do professor. O que se concluiu é que a plataformização está muito avançada e houve um recuo da promessa da Educação e dos recursos abertos que acabaram sendo substituídos por plataformas, sistemas e políticas que reduzem completamente a autonomia do professor e a autoria do alunos. Apesar dos esforços formativos para uma postura mais reflexiva diante dessas plataformas, concluímos que essa política atual do Governo do Estado de São Paulo está realmente cerceando a autonomia docente e dificultando a autoria e emancipação discente.
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