PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

DESAFIOS PARA AUTONOMIA DOCENTE E INCLUSÃO DISCENTE

Autores

  • Nathália Aparecida Gonçalves da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Paula Carolei Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84769

Palavras-chave:

Plataformização, Escola Pública, Inclusão, Autonomia, Autoria

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a plataformização a partir de uma pesquisa documental de produtos e serviços oferecidos numa feira educacional e seus argumentos de venda e a incorporação de duas dessas plataformas privadas numa rede pública de São Paulo analisando as recomendações para a inclusão e autoria do aluno, assim como para a autonomia do professor. O que se concluiu é que a plataformização está muito avançada e houve um recuo da promessa da Educação e dos recursos abertos que acabaram sendo substituídos por plataformas, sistemas e políticas que reduzem completamente a autonomia do professor e a autoria do alunos. Apesar dos esforços formativos para uma postura mais reflexiva diante dessas plataformas, concluímos que essa política atual do Governo do Estado de São Paulo está  realmente cerceando a autonomia docente e dificultando a autoria e emancipação discente.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA, Nathália Aparecida; CAROLEI, Paula. PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA AUTONOMIA DOCENTE E INCLUSÃO DISCENTE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.84769. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/84769. Acesso em: 10 dez. 2024.