ITINERÂNCIAS E MÍDIAS SOCIAIS NA/PARA DIVERSIDADE

LEPEDI EM AÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84744

Palavras-chave:

LEPEDI, Mídias sociais, Teoria Crítica, Itinerâncias, Inclusão em Educação

Resumo

Este artigo teve como objeto de investigação as itinerâncias e projeções do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) nas mídias sociais e nos mais diversos espaços para além da Universidade e caminhou de maneira crítico-reflexiva por questões acerca dos impactos acadêmicos-científicos produzidos pelo laboratório. Para tal, estabeleceu-se categorias de estudo, construídas a partir da Teoria Crítica de Theodor Adorno (1985-2020). Definimos como objetivos: a organização administrativo-pedagógica, relação com a comunidade (mídias sociais, programas institucionais, projeção na mídia, etc.); identificar os impactos do LEPEDI no âmbito acadêmico-científico, considerando sua missão institucional e metas; e caracterizar a identidade epistêmica do LEPEDI no que se refere a afirmação do conceito “Inclusão em Educação”. A pesquisa debruçou-se sob a perspectiva histórico-político-pedagógica de um laboratório de pesquisa, que gera impactos em seu lócus de atuação. Assim, concluímos que a visibilidade nas mídias sociais e itinerâncias do LEPEDI, é consequência da extensão realizada por esse laboratório de pesquisa e atinge a comunidade interna e externa à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Rosangela Costa Soares Cabral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), UFRRJ. Seropédica – RJ. Professora da Educação Básica das redes de Belford Roxo e Duque de Caxias/RJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI)

Joana da Rocha Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), UFRRJ. Seropédica – RJ. Professora da Educação Básica da rede de Duque de Caxias/RJ. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI)

Allan Damasceno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Pedagogo e Psicopedagogo. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou diversas outras especializações na área de Educação com foco: nos Direitos Humanos, nas Demandas Específicas de Aprendizagem do Público da Educação Especial e nos Grupos/Pessoas em condição de Exclusão e Vulnerabilidade Social/Educacional. É Mestre e Doutor em Educação, com pesquisas que possuem ênfase na modalidade Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou seu primeiro estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira na inclusão de Pessoas com Deficiências no Ensino Superior do Brasil, e seu segundo estágio Pós-doutoral no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria/Portugal), com pesquisa desenvolvida no Centro de Recursos para Inclusão Digital (CRID/ESECS), que teve como centralidade a implementação de Centros de Apoio à Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiências (PcD). É Professor Associado da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde está vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE). Foi Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), tendo sido fundador do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). Atuou na implementação do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRuralRJ, o primeiro a ser oferecido por uma Universidade pública no território do Rio de Janeiro e o terceiro do país. Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). É um dos fundadores do Grupo de Investigação Latinoamericano de Educação Inclusiva (GELEI), com sede no Centro de Estudos Latinoamericanos de Educação Inclusiva (CELEI/Chile). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), na linha de pesquisa "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais", e no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA), na linha de pesquisa "Educação, Fundamentos e Formação Humana", ambos da UFRuralRJ. É Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). É Conselheiro Consultivo do Instituto Incluir. É um dos autores da coletânea infanto-juvenil/projeto "Literatura Acessível", vinculado ao Instituto Incluir, que no ano de 2022 recebeu o Prêmio Confucius de Alfabetização da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), sendo a única iniciativa brasileira a conquistar tal distinção. Ainda no ano de 2022 o Projeto "Literatura Acessível" foi indicado ao Prêmio Jabuti 2022, na categoria "Inovação: Fomento à leitura", tendo sido um dos 5 finalistas. Ainda neste ano, o projeto recebeu o prêmio "Sem Barreiras", no âmbito da 8 Edição do Prêmio Atitude Carioca, uma das mais tradicionais premiações multissetoriais do país, na categoria destinada as instituições, público e privada, e personalidades que trabalham na inclusão profissional da pessoa com deficiência no Brasil. Seus interesses em pesquisa concentram-se na área de Educação e Diversidade, com ênfase nas Políticas Públicas de Inclusão em Educação, Organização e Gestão da Educação e Escola contemporânea, Formação de Professores e Políticas de Formação

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

COSTA SOARES CABRAL, Rosangela; DA ROCHA MOREIRA, Joana; ROCHA DAMASCENO, Allan. ITINERÂNCIAS E MÍDIAS SOCIAIS NA/PARA DIVERSIDADE: LEPEDI EM AÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.84744. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/84744. Acesso em: 10 dez. 2024.