SUPORTE EDUCACIONAL ON-LINE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Aline de Alvernaz Branco Ferraz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Mariana Correa Pitanga De Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ https://orcid.org/0000-0002-7965-4095

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84628

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência Intelectual, Inclusão Educacional, Capacitismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma ação de suporte educacional on-line aos alunos com deficiência intelectual do curso à distância da Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram acompanhados dois alunos com deficiência intelectual por meio de reuniões on-line e suporte em tarefas cotidianas por WhatsApp. Os desafios apresentados pelos alunos foram organizados em três grupos: gestão da rotina acadêmica, dificuldade no letramento digital e capacitismo. Observamos que as ações decorrentes do suporte educacional on-line foram profícuas para acessibilidade e ciberacessibilidade dos estudantes. E destacamos que as questões relatadas pelos alunos são um alerta para o desenvolvimento de ações contundentes de combate ao capacitismo no Ensino Superior na perspectiva de uma Pedagogia Descapacitista.

 

Biografia do Autor

Aline de Alvernaz Branco Ferraz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Adjunta da UFRRJ, no Departamento de Educação e Sociedade DES/IM - Curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) - UFRRJ.Tem especializações em Educação Especial e Inclusiva, Orientação Educacional e Pedagógica, e Psicomotricidade. Graduada em Educação Física. Vice-lider do GPEEC (Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC - UFRRJ). Participa de projetos de extensão sobre formação de professores de Educação Física na perspectiva da Inclusão. Tem ampla experiência na área de Educação / Educação Física, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e Docência On-line para a Inclusão. Principais temas de pesquisa: Pedagogia Descapacitista; Educação Física na perspectiva da Inclusão de Pessoas com Deiciência; Educação Especial; Inclusão educacional; Capacitismo.; Processos de ensino e aprendizagem em Educação Física de pessoas com deficiência e Inovação tecnológica aplicada à formação continuada de professores.

Mariana Correa Pitanga De Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade, curso de Licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFRRJ). Coordenadora de disciplina no Curso Lato Sensu de Pós-Graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ/CECIERJ/UAB). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) - UFRRJ. Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (Instituto Multidisciplinar). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

DE ALVERNAZ BRANCO FERRAZ, Aline; CORREA PITANGA DE OLIVEIRA, Mariana. SUPORTE EDUCACIONAL ON-LINE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 1–15, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.84628. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/84628. Acesso em: 10 dez. 2024.