SUPORTE EDUCACIONAL ON-LINE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.84628Palavras-chave:
Educação Especial, Deficiência Intelectual, Inclusão Educacional, CapacitismoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma ação de suporte educacional on-line aos alunos com deficiência intelectual do curso à distância da Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram acompanhados dois alunos com deficiência intelectual por meio de reuniões on-line e suporte em tarefas cotidianas por WhatsApp. Os desafios apresentados pelos alunos foram organizados em três grupos: gestão da rotina acadêmica, dificuldade no letramento digital e capacitismo. Observamos que as ações decorrentes do suporte educacional on-line foram profícuas para acessibilidade e ciberacessibilidade dos estudantes. E destacamos que as questões relatadas pelos alunos são um alerta para o desenvolvimento de ações contundentes de combate ao capacitismo no Ensino Superior na perspectiva de uma Pedagogia Descapacitista.
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