ALÉM DA SALA DE AULA
FOMENTANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83689Palavras-chave:
Formação Continuada, Inclusão, Educação Especial, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo analisa uma formação continuada para professores em Aceguá, com um foco específico em práticas inclusivas nas disciplinas de ciências e matemática. A justificativa reside na necessidade de capacitar os educadores para promover a inclusão efetiva de alunos com deficiência, acarretando uma educação mais equitativa e de qualidade. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem participativa, envolveu 54 professores, e utiliza uma análise descritiva-interpretativa para avaliar a contribuição do programa para a prática docente. Os resultados ressaltam a relevância do acolhimento da pessoa com deficiência, da utilização da ficha diagnóstica e da adaptação de recursos como pilares fundamentais. A formação encoraja os educadores a adotarem uma postura reflexiva e crítica, passando a inclusão efetiva de alunos com deficiência. A participação ativa de professores de diversas disciplinas destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar nesse contexto. A investigação enfatiza a responsabilidade partilhada na promoção da inclusão e sublinha a necessidade de formação continuada específica para a educação inclusiva e para as áreas específicas do ensino, como ciências e matemática.
Referências
AINSCOW, Mel. From special education to effective schools for all: a review of progress so far. In: CLARK, Chris; DYSON, Alan; MILLWARD, Alan (eds.). Towards inclusive schools?. London: David Fulton, 2006. p. 15-31.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso: em 03 jul 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Secretária de Educação Básica: MEC, 2017.
CUMMINS, Jim. Proficiency in Bilingualism: A Framework for Understanding, Teaching, and Assessing. Psychology in the Schools, v. 31, p. 1-24, 1994.
FLORIAN, Lani; BLACK-HAWKINS, Kristine. Exploring Inclusive Pedagogy. British Educational Research Journal, v. 37, n. 5, p. 813-828, Oct. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 73.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: paz e Terra, 2022.
FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Educar com a mídia: novos saberes diálogos sobre educação. 3.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: paz e Terra, 2021.
GATTI, Bernadete, A. Valores da docência e avaliação do trabalho docente. In: GATTI, B. (Org.). O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas: Autores Associados; Campinas: Fundação Carlos Chagas, 2021
LLINARES, S. Aprendizaje del estudiante para profesor de matemáticas y el papel de los nuevos instrumentos de comunicación. Santa Fe de Bogotá: [s.n.]. 2008.
OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; POKER, Rosimar Bortolini. Educação inclusiva e municipalização: a experiência em educação especial de Paraguaçu Paulista. Rev. bras. educ. espec. 2002, vol.08, n.02, pp.233-244. ISSN 1413-6538.
ORRÚ, Silva. Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis: Vozes, 2017.
RODRIGUES, David; NOGUEIRA, Jorge. Educação especial e inclusiva em Portugal: fatos e opções. Rev. bras. educ. espec. 2011, vol.17, n.01, pp.03-20. ISSN 1413-6538.
SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Educação Inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem inclusão. 3.ed. São Paulo: paulinas, 2019.
SILVA, Vanussa Sampaio Dias da. O lúdico como recurso metodológico na inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 20, nº 20, 2 de junho de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Docência e Cibercultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).