ALÉM DA SALA DE AULA

FOMENTANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83689

Palavras-chave:

Formação Continuada, Inclusão, Educação Especial, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo analisa uma formação continuada para professores em Aceguá, com um foco específico em práticas inclusivas nas disciplinas de ciências e matemática. A justificativa reside na necessidade de capacitar os educadores para promover a inclusão efetiva de alunos com deficiência, acarretando uma educação mais equitativa e de qualidade. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem participativa, envolveu 54 professores, e utiliza uma análise descritiva-interpretativa para avaliar a contribuição do programa para a prática docente. Os resultados ressaltam a relevância do acolhimento da pessoa com deficiência, da utilização da ficha diagnóstica e da adaptação de recursos como pilares fundamentais. A formação encoraja os educadores a adotarem uma postura reflexiva e crítica, passando a inclusão efetiva de alunos com deficiência. A participação ativa de professores de diversas disciplinas destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar nesse contexto. A investigação enfatiza a responsabilidade partilhada na promoção da inclusão e sublinha a necessidade de formação continuada específica para a educação inclusiva e para as áreas específicas do ensino, como ciências e matemática.

Biografia do Autor

Vinicius Azambuja Ribeiro, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA/Canoas é graduado em Ciências Biológicas na mesma instituição. Especialista em Orientação Escolar e Educação para o Meio Ambiente pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Técnico em Infraestrutura Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFSUL. Realiza atualizações pedagógicas nas redes municipais, direcionadas para a Iniciação Científica e Educação Especial no Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Ciências e Matemática da Educação Básica na Associação Pestalozzi de Canoas. Tem interesse de pesquisa na área da Educação, com ênfase: aprendizagem baseda em desenhos animados, iniciação científica, educar pela pesquisa, cultura digital, aprendizagem baseada em games e educação inclusiva.

Leticia Azambuja Lopes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas: Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História, Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

RIBEIRO, Vinicius Azambuja; LOPES, Leticia Azambuja. ALÉM DA SALA DE AULA: FOMENTANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.83689. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83689. Acesso em: 10 dez. 2024.