LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
JOGO MODIFICADO PARA ALUNOS COM CEGUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83547Palavras-chave:
Deficiência visual, Ensino de programação, Lógica de programação, Jogo de tabuleiroResumo
A pesquisa discute o uso de jogos na educação de pessoas com deficiência visual. Objetiva investigar as contribuições do uso de um jogo de tabuleiro adaptado no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Lógica de Programação para estudantes cegos e está fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural, de Vygotsky e na Teoria da Formação da Ação Mental por meio de etapas de Galperin. A natureza do estudo é aplicada e faz uso da abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas e observações realizadas durante a aplicação de um jogo de tabuleiro. Participaram do estudo três estudantes cegos por retinopatia da prematuridade. Os resultados revelam que o ensino de programação, para ser inclusivo, depende de alguns fatores, entre eles, da atuação do docente como mediador entre os estudantes e o objeto de aprendizagem, da interação entre os estudantes, do apoio dos profissionais da Educação Especial, de modificações que permitam aos estudantes cegos o acesso às informações, entre outros. Além disso, a resolução de problemas é necessária no processo de ensino e aprendizagem, assim como a contextualização do ensino com ações cotidianas dos estudantes. Os resultados obtidos na pesquisa apontam contribuições do uso de jogos de tabuleiro no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, visto que, além de promover a sua inclusão nas atividades, também contribui para a apropriação dos conceitos envolvidos e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, entre elas, o pensamento.
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