FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
POSSIBILIDADES NO AMBIENTE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83499Palavras-chave:
Jovens e adultos, Deficiência Intelectual, Plano Educacional Individualizado, Ambiente virtual, Formação docenteResumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre uma proposta de formação docente que tem como foco a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual, realizada através da mediação tecnológica. A implementação do PEI é destacada como uma estratégia para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo sua inclusão social e desenvolvimento acadêmico. Discute a importância da utilização de práticas pedagógicas democráticas para garantir a participação efetiva, socialização e aprendizagem de todos os alunos. Tendo como viés metodológico a pesquisa-ação, que se apresenta como uma metodologia flexível e participativa, que permitiu o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas. Os resultados do estudo demonstram a importância do trabalho personalizado no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, contribuindo para a eliminação de barreiras ao aprendizado e promovendo a inclusão. A utilização de tecnologias digitais e práticas inclusivas foi enfatizada como possibilidade de contribuir com a melhoria na qualidade da educação e promover o desenvolvimento autônomo e independente dos alunos. Destaca-se também que a formação docente pautada no diálogo entre a pesquisa e a prática, é um caminho para uma educação mais inclusiva. A experiência formativa propiciou a difusão do conhecimento sobre o PEI e práticas pedagógicas voltadas para favorecer o alfaletramento de jovens e adultos com deficiência intelectual.
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