FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

POSSIBILIDADES NO AMBIENTE VIRTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83499

Palavras-chave:

Jovens e adultos, Deficiência Intelectual, Plano Educacional Individualizado, Ambiente virtual, Formação docente

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre uma proposta de formação docente que tem como foco a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual, realizada através da mediação tecnológica. A implementação do PEI é destacada como uma estratégia para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo sua inclusão social e desenvolvimento acadêmico. Discute a importância da utilização de práticas pedagógicas democráticas para garantir a participação efetiva, socialização e aprendizagem de todos os alunos. Tendo como viés metodológico a pesquisa-ação, que se apresenta como uma metodologia flexível e participativa, que permitiu o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas. Os resultados do estudo demonstram a importância do trabalho personalizado no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, contribuindo para a eliminação de barreiras ao aprendizado e promovendo a inclusão. A utilização de tecnologias digitais e práticas inclusivas foi enfatizada como possibilidade de contribuir com a melhoria na qualidade da educação e promover o desenvolvimento autônomo e independente dos alunos. Destaca-se também que a formação docente pautada no diálogo entre a pesquisa e a prática, é um caminho para uma educação mais inclusiva. A experiência formativa propiciou a difusão do conhecimento sobre o PEI e práticas pedagógicas voltadas para favorecer o alfaletramento de jovens e adultos com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Neuzilene Burock, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015). Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (2016), Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (2017) e Pós-graduada em Docência do Ensino Básico pelo Colégio Pedro II (2017). Atua como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - RJ, com atuação em Sala de Recursos Multifuncionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professor séries iniciais do Ensino Fundamental e Professor da Sala de Recursos Multifuncionais.

Cristina Mascaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Adjunta da UERJ, Sub-chefe do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC) - Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ- ProPED/UERJ. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/ UEM.Doutora (2017) e Mestre (2014) pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. Consultora pedagógica da JNG (inclusão social de jovens e adultos). Pesquisadora FAPERJ/ Procientista UERJ. Integrante do Grupo de Pesquisa "Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais", vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Atuou como Professora de Educação Especial e Coordenadora da Divisão de Inclusão da Fundação de Apoio à Escola Técnica FAETEC (2002-2019).

Caroline Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Psicóloga pelo Centro Universitário Celso Lisboa e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atualmente cursa Mestrado na linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais sendo bolsista da CAPES. Recentemente atuou na área clínica com crianças e jovens com transtorno do neurodesenvolvimento, e atua como voluntária no projeto de extensão Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado, vinculado à Faculdade de Educação da UERJ.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

BUROCK, Neuzilene Ferreira Nascimento; MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho; OLIVEIRA, Caroline Menezes Nunes de. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES NO AMBIENTE VIRTUAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.83499. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83499. Acesso em: 10 dez. 2024.