OS USOS DOS RECURSOS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.82226

Palavras-chave:

Deficientes visuais, Prática de leitura, Tecnologia Assistiva, Recursos Digitais

Resumo

Com o surgimento da Tecnologia Assistiva (TA) e o aumento na produção de recursos digitais, como aparelhos e softwares cada vez mais sofisticados, também em decorrência dos altos índices de conectividade dos sujeitos, escolas e demais instituições de ensino têm utilizado tais recursos na promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência visual, objetivando sua participação nas variadas práticas sociais. Nesse sentido, o presente artigo busca refletir como os recursos digitais têm auxiliado na prática de leitura das pessoas com deficiências visuais assistidas pela Associação dos Deficientes Visuais de Irecê e Região (ADEVIR). A pesquisa é qualitativa em educação e adota por método o Estudo de Caso, tendo a observação participante e a entrevista coletiva como instrumento de construção de informações. A partir dos dados construídos foi possível identificar, entre outras, que os dispositivos mais utilizados pela comunidade investigada: é o DOSVOX e o Talkback, que já vem instalado em celulares com sistema Android.

Biografia do Autor

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB). Desenvolve pesquisa em Práticas de Leitura e Formação de Professores, com ênfase nas seguintes temáticas: hiperleituras, comportamentos leitores em ambientes virtuais, produção e recepção literária nas redes sociais, docência e Tecnologias DIgitais da Informação e Comunicação (TDICs). Acumula experiência enquanto Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino e Professor. Atualmente é professor substituto na (UNEB) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e Coordenador do Programa Universidade Para Todos (UPT). Integrante do grupo de pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR).

Fernanda Sodré Barbosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVI.

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Educacionais da Bahia (2010). Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012). Foi professor efetivo do município de Mairi-Bahia. Professor substituo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e na Universidade do Estado da Bahia e professor contratado na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ). Atuou como Tutor na Universidade Federal de Alfenas no Curso de Gestão Pública Municipal e como Coordenador e Supervisor Pedagógico - Secretaria Municipal da Educação de Mairi - Bahia. É membro da Associação Brasileira de Currículo ABdC. Pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas - Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC/UFF) e Políticas do Corpo e Diferenças (POCs/UFPel). Tem realizado estudos na área da Educação, tendo como foco formação docente continuada, narrativas, diferença, gêneros, sexualidades em perspectivas interseccional e currículo.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

SUBRINHO, Abinalio Ubiratan da Cruz; SODRÉ BARBOSA, Fernada; SACRAMENTO DE SOUSA, Nilcelio. OS USOS DOS RECURSOS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.82226. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82226. Acesso em: 10 dez. 2024.