OS USOS DOS RECURSOS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.82226Palavras-chave:
Deficientes visuais, Prática de leitura, Tecnologia Assistiva, Recursos DigitaisResumo
Com o surgimento da Tecnologia Assistiva (TA) e o aumento na produção de recursos digitais, como aparelhos e softwares cada vez mais sofisticados, também em decorrência dos altos índices de conectividade dos sujeitos, escolas e demais instituições de ensino têm utilizado tais recursos na promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência visual, objetivando sua participação nas variadas práticas sociais. Nesse sentido, o presente artigo busca refletir como os recursos digitais têm auxiliado na prática de leitura das pessoas com deficiências visuais assistidas pela Associação dos Deficientes Visuais de Irecê e Região (ADEVIR). A pesquisa é qualitativa em educação e adota por método o Estudo de Caso, tendo a observação participante e a entrevista coletiva como instrumento de construção de informações. A partir dos dados construídos foi possível identificar, entre outras, que os dispositivos mais utilizados pela comunidade investigada: é o DOSVOX e o Talkback, que já vem instalado em celulares com sistema Android.
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