CURADORIA DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81347Palavras-chave:
Produto Educacional, Mestrado profissional, Deficiência intelectualResumo
O presente artigo discorre sobre o Produto Educacional (PE) Curadoria Digital de Recursos Pedagógicos para Educação Especial, que se encontra em construção e faz parte de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica que discorre sobre o fenômeno da inclusão de crianças com Deficiência Intelectual (DI) na Educação Básica e suas expectativas de desenvolvimento. A elaboração desse produto é resultado da inquietação da pesquisadora diante das dificuldades vivenciadas, e de outros professores, em reunir materiais que atendessem as necessidades dos alunos com necessidades especiais. A pesquisa intitulada: “A tecnologia como facilitadora da inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação básica”, aborda a importância da tecnologia como aliada de professores e demais profissionais da educação no desenvolvimento do ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. O PE é um Portal (site) com uma Curadoria onde estão sendo reunidas atividades para alunos com DI, que estejam cursando desde o 1º ano até o 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de possibilitar maior desenvolvimento para esse estudante. Trata-se de um processo de escolha, avaliação e organização de recursos educacionais que facilitem a aquisição de conhecimentos, utilizando materiais didáticos que possibilitem a ludicidade e a interação, onde o aluno torne-se protagonista do seu processo de construção do conhecimento. Como resultado dessa pesquisa é esperado disponibilizar conhecimentos básicos sobre a deficiência intelectual para profissionais da educação, e através do portal, otimizar o trabalho do professor que poderá utilizar a organização de conteúdos apropriados para alunos com DI.
Referências
AMATTO, Lia de Luna; ALVES, Vera Lucia Pereira Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 30, p. 224-242. 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6498>. Acesso em: 07 jul. 2022.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017.
BARATA, Rita Barradas. Avanços e Desafios do Mestrado Profissional. In: LEAL, Maria do Carmo; FREITAS, Carlos Machado (Orgs.). Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva[online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006. 284 p. ISBN 85-7541-083-0.
AVILA, C. et al. Co-criação e avaliação de recursos educacionais abertos inclusivos e acessíveis: Um mapeamento em direção ao paquímetro do IMS. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias da Aprendizagem, v. 11, n. 3, p. 167-176, 2016.
DUARTE, Vera Cabrera (2004). Relações interpessoais: professores e alunos em cena. Psicologia da Educação, online ISSN 2175-3520. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752004000200007. Acesso em: 09/07/2022.
FAZENDA, Ivani.(org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FIALHO, Nadia Hage.; HETKOWSKI, Tania Maria. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 19-34, jan./mar. 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2. Mar/Abr, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 nov.2022.
GONÇALVES, Gabriel; GUERRINI, Daniel; DUTRA, Alessandra. O Mestrado Profissional em Ensino e os Produtos Educacionais: A Pesquisa na Formação Docente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2658/9381 . Acesso em: 04 jun. 2023.
GUTERRES, Lisandra Xavier; SANTOS, Alessandra; ORTIZ, José Oxlei de Souza; FREITAS, Silvia Garcia de. Recursos Educacionais abertos e curadoria de conteúdos na docência online. CIESUD, 2020.
KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência do aprendizado Comunicação & Educação, São Paulo, p – 46 a 60, maio/ago. 2003.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; Scheller, Morgana; Bonotto, Danusa de Lara. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Investigação Qualitativa em Educação. Atas, 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252/248. Acesso em 02 nov. 2022
MADEIRA-COELHO, Cristina Massot. Inclusão escolar: Desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Brasília: UnB/UAB, 2010.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MEDEIROS, Blenda Carine Dantas; ARAÚJO, Rafael Alves. Educação Inclusiva: uma discussão teórica com aportes da psicologia. CONEDU - Vol 01. Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 791-806. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74091>. Acesso em: 07 jul.2022
PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. São Paulo: Summus Editorial, 2006.
QUARESMA, A. G.; MACHADO, L. R. S. Questões pedagógicas dos mestrados profissionais: uma aproximação ao tema a partir de produções bibliográficas. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica –SENEPT, 3., 2012, Belo Horizonte. Anais, Belo Horizonte, 2012.
SANTOS, Daísy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Vol.38, n.4. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400010. Acesso em 03 nov. 2022.
SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 424-434, 2006.
SOUSA, Maria do Carmo de. Produtos educacionais de Matemática elaborados por professores da Educação Básica no âmbito do NIPEM, 2015. Disponível em: http://www.enrede.ufscar.br/participantes_arquivos/E3_Sousa_TA.pdf. . Acesso em: 08 jun.2023.
STRAPASON, Lísie Pippi Reis; BISOGNIN, Eleni. Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300016 . Acesso em: 30/06/2023
UNESCO/FRA. Diretrizes para recursos educacionais abertos (REA): no ensino superior. Place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco. org/ark:/48223/pf0000232852. Acesso em: 10 jun.2023.
ZIMRING, Fred. Carl Rogers. Recife: Fundação Joaquim Nabuco
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Docência e Cibercultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).