CURADORIA DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81347

Palavras-chave:

Produto Educacional, Mestrado profissional, Deficiência intelectual

Resumo

O presente artigo discorre sobre o Produto Educacional (PE) Curadoria Digital de Recursos Pedagógicos para Educação Especial, que se encontra em construção e faz parte de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica que discorre sobre o fenômeno da inclusão de crianças com Deficiência Intelectual (DI) na Educação Básica e suas expectativas de desenvolvimento. A elaboração desse produto é resultado da inquietação da pesquisadora diante das dificuldades vivenciadas, e de outros professores, em reunir materiais que atendessem as necessidades dos alunos com necessidades especiais. A pesquisa intitulada: “A tecnologia como facilitadora da inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação básica”, aborda a importância da tecnologia como aliada de professores e demais profissionais da educação no desenvolvimento do ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.  O PE é um Portal (site) com uma Curadoria onde estão sendo reunidas atividades para alunos com DI, que estejam cursando desde o 1º ano até o 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de possibilitar maior desenvolvimento para esse estudante. Trata-se de um processo de escolha, avaliação e organização de recursos educacionais que facilitem a aquisição de conhecimentos, utilizando materiais didáticos que possibilitem a ludicidade e a interação, onde o aluno torne-se protagonista do seu processo de construção do conhecimento. Como resultado dessa pesquisa é esperado disponibilizar conhecimentos básicos sobre a deficiência intelectual para profissionais da educação, e através do portal, otimizar o trabalho do professor que poderá utilizar a organização de conteúdos apropriados para alunos com DI.

Biografia do Autor

Adriane Vidal, Universidade Unigranrio

Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica, Psicóloga, Professora do Ensino Fundamental no município do RJ, especialista em Neurociência Pedagógica, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva 

Daniel de Oliveira, Universidade Unigranrio

Graduado em Informática, Mestre em Computação Aplicada e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas. Fez parte do seu doutorado no INSA-ROUEN na França. Participou de vários congressos e aprovou artigos em periódicos internacionais na área de transporte urbano, otimização de redes de transporte, sistemas de informação e logística humanitária e emergencial. Atua na área de Ciência da Computação desde de 1998, com ênfase em Desenvolvimento de Aplicações Web e possui experiência como desenvolvedor e analista de softwares voltados a área de transportes e logística. Atualmente, dedica-se à pesquisa de métodos e tecnologias para solucionar problemas multidisciplinares através de Inteligência Artificial, Otimização Combinatória, Jogos Digitais e Logística. Coordenou cursos da área de tecnologias em diversas faculdades e universidades, incluindo os cursos de Jogos Digitais, Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, presencial e EAD. Atualmente integra o Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências da Unigranrio e é Gestor de Tecnologia e Inovação na Unigama. Além disso, está envolvido em projetos e startups de jogos digitais no ensino, gamificação, realidade aumentada, Logística Humanitária e Internet das Coisas (IoT). 

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

VIDAL, Adriane; DE OLIVEIRA, Daniel. CURADORIA DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.81347. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81347. Acesso em: 10 dez. 2024.