DISCURSO DE ÓDIO E FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS

SUTURAS E SILENCIAMENTOS ÀS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81062

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão focada em aspectos didático-pedagógicos que orientem o fazer docente no contexto da Educação Básica, por isso, assume um tom conversacional, direcionado a professores do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. Sua organização gira em torno da proposta de organização de uma oficina de letramento digital, explorando gêneros discursivos digitais como ferramentas de combate ao discurso de ódio e fake news nas redes sociais. A discussão é explorada por meio de uma Sequência Didática (SD), organizada em seis (06) aulas, nas quais segue-se dois percursos: i) explicita-se a habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que poderá ser desenvolvida/trabalhada na atividade; e ii) explicita-se o campo de atuação e os objetos de conhecimento, conforme o referido documento oficial. Assim, a base teórica subjacente busca abarcar as teorias sobre língua, linguagem e tecnologias digitais presentes na BNCC. Em face dessa opção, o estudo assume uma abordagem qualitativa, realizada por meio dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e, quanto aos objetivos, constitui-se de uma pesquisa exploratória. Desse modo, a proposta constitui uma tentativa de contribuir para a reconstrução de uma cultura pedagógica em torno do uso das mídias digitais a serviço da aprendizagem nas escolas de Educação Básica, utilizando-se dos saberes sobre letramento digital em benefício da organização do trabalho escolar no combate a discursos sombrios e negacionistas que representam verdadeiras suturas e silenciamentos à questões humanitárias, a exemplo do que ocorreu com as campanhas de vacinação contra a Covid-19.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de educação e de linguagem, dentre eles, a autoria de: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramentos sociais; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lotado no Departamento de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Timon (CESTI), atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Pedagogia. Professor de Leitura e Produção de Texto (Redação) do Ensino Fundamental e Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação. Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

LIMA, Francisco Renato. DISCURSO DE ÓDIO E FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS: SUTURAS E SILENCIAMENTOS ÀS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 01–20, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.81062. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81062. Acesso em: 30 abr. 2024.