DISCURSO DE ÓDIO E FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS
SUTURAS E SILENCIAMENTOS ÀS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81062Resumo
O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão focada em aspectos didático-pedagógicos que orientem o fazer docente no contexto da Educação Básica, por isso, assume um tom conversacional, direcionado a professores do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. Sua organização gira em torno da proposta de organização de uma oficina de letramento digital, explorando gêneros discursivos digitais como ferramentas de combate ao discurso de ódio e fake news nas redes sociais. A discussão é explorada por meio de uma Sequência Didática (SD), organizada em seis (06) aulas, nas quais segue-se dois percursos: i) explicita-se a habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que poderá ser desenvolvida/trabalhada na atividade; e ii) explicita-se o campo de atuação e os objetos de conhecimento, conforme o referido documento oficial. Assim, a base teórica subjacente busca abarcar as teorias sobre língua, linguagem e tecnologias digitais presentes na BNCC. Em face dessa opção, o estudo assume uma abordagem qualitativa, realizada por meio dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e, quanto aos objetivos, constitui-se de uma pesquisa exploratória. Desse modo, a proposta constitui uma tentativa de contribuir para a reconstrução de uma cultura pedagógica em torno do uso das mídias digitais a serviço da aprendizagem nas escolas de Educação Básica, utilizando-se dos saberes sobre letramento digital em benefício da organização do trabalho escolar no combate a discursos sombrios e negacionistas que representam verdadeiras suturas e silenciamentos à questões humanitárias, a exemplo do que ocorreu com as campanhas de vacinação contra a Covid-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Docência e Cibercultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).