MOVIMENTOS (AUTO) BIOGRÁFICOS (COM) TEXTOS NARRATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77652Palavras-chave:
(Auto)biografia. Narrativas em Educação. Literatura indígena.Resumo
O artigo apresenta as abordagens narrativas em educação e discute os processos que sustentam o ato de narrar a si mesmo, articulando constantemente esse ato a produção de efeitos de identidades/identificações. Reflete ainda sobre os diferentes níveis que constroem as dimensões da subjetividade, apresentando a aposta do sujeito (auto)biográfico defendida por Passeggi e Souza (2017) e Passeggi (2020). A partir dessas abordagens, analisa o livro “Canumã: a travessia” de Ytanajé Coelho Cardoso por meio da noção de acontecimento proposta por Barros (2016) e sujeito autobiográfico Passeggi (2020), pontuando que na medida em que o narrador relata suas memórias no tempo da narração, rememora o passado adormecido e materializa as lembranças desse passado no texto.
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