MOVIMENTOS (AUTO) BIOGRÁFICOS (COM) TEXTOS NARRATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77652

Palavras-chave:

(Auto)biografia. Narrativas em Educação. Literatura indígena.

Resumo

O artigo apresenta as abordagens narrativas em educação e discute os processos que sustentam o ato de narrar a si mesmo, articulando constantemente esse ato a produção de efeitos de identidades/identificações. Reflete ainda sobre os diferentes níveis que constroem as dimensões da subjetividade, apresentando a aposta do sujeito (auto)biográfico defendida por Passeggi  e Souza (2017) e Passeggi  (2020). A partir dessas abordagens, analisa o livro “Canumã: a travessia” de Ytanajé Coelho Cardoso por meio da noção de acontecimento proposta por Barros (2016) e sujeito autobiográfico Passeggi (2020), pontuando que na medida em que o narrador relata suas memórias no tempo da narração, rememora o passado adormecido e materializa as lembranças desse passado no texto.

Biografia do Autor

Adria Simone Duarte de Souza, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro PROPED/UERJ. Graduada em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como Professora na Universidade do Estado do Amazonas desde 2008 até a atualidade. Membro do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA). Possui experiência na área de Educação Escolar indígena, Currículo, Políticas Curriculares, Produções Curriculares nas Escolas Indígenas

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

DUARTE DE SOUZA, Adria Simone. MOVIMENTOS (AUTO) BIOGRÁFICOS (COM) TEXTOS NARRATIVOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 220–232, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.77652. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/77652. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática