O “ENSINO ” DE LITERATURA (LEGENTE E GRUPO) CONTRA O GENOCÍDIO DO INDÍGENA BRASILEIRO

Autores

  • Kleber Bezerra Rocha Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74714

Palavras-chave:

Indígena. Genocídio. Literatura. Ensino.

Resumo

O apagamento da cultura e o genocídio dos povos indígenas brasileiros são motivos para um necessário resgate e valorização desses nas mídias e principalmente na educação. Nesse sentido, é importante reposicionar personagens como Peri e Iracema por conta do que foi velado pela colonização. E divulgar autoras como Sony Ferseck, que traz uma poesia feminina ligada a uma verdade cingida na natureza; e Maria Muniz Andrade, que numa narrativa confessional se mostra e a seu povo, isso para o “ensino” de literatura contra o genocídio indígena pela perspectiva de quem lê e dos grupos que eles participem. E para o embasamento teórico dessa pesquisa são usados os autores Rildo Cosson (2006), que direciona o ensino de literatura; Antônio Paulo Graça (1998), que mostra o genocídio na literatura brasileira; Paulo Freire (2022) e bell hooks (2017), que ampliam a visão sobre o ensino-aprendizagem; e Asad Haider para discutir sobre identidade.

Biografia do Autor

Kleber Bezerra Rocha, Universidade Federal do Ceará

Formado em Letras, especialista em Estudos Clássicos, mestre e doutorando em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi por onze anos professor de Língua Grega na Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Há mais de 24 anos exerce a função de professor de Língua Portuguesa.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

ROCHA, Kleber Bezerra. O “ENSINO ” DE LITERATURA (LEGENTE E GRUPO) CONTRA O GENOCÍDIO DO INDÍGENA BRASILEIRO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 203–219, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.74714. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74714. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática