A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA – PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73422Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Cultura Digital. Escola Pública.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as vivências nas atividades curriculares de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino de Altamira, Pará. Este estudo é uma pesquisa qualitativa exploratória na modalidade observação participante instrumentalizada pela revisão bibliográfica para a coleta de dados. Durante o estágio, concluiu-se que esse momento a pandemia da Covid-19 agravou a situação de evasão escolar e aumentou a carga horária de trabalho dos professores, além de alastrar a exclusão digital dos alunos pela falta de formação e letramento digital dos professores para o desenvolvimento das habilidades específicas para ensinar os alunos através das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Referências
ALTAMIRA. Regulamento acadêmico: estágios supervisionados. Universidade Federal do Pará - Campus Altamira-Faculdade de Educação - Curso de Pedagogia. Altamira-Pará, 2019.
BISPO, Imara Queiroz. Cultura digital no processo de ensino e aprendizagem do ensino remoto. Redoc. Rio de janeiro, v.06. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65980. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/65980-235194-1-PB.pdf. Acesso em: 18 de nov. 2022.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) 1996. P. 32 e 56. ART. 37 e 82. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Aceso em: 08 de dez. 2021.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. MEC.BRASILIA. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 08 de dez.2021.
BRASIL. Portaria nº 17 de março de 2020. Ed. 53. Seção 1. P. 39. Ministério da Educação. Diário oficial da união. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 08 de dez. 2021.
BRASIL. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC) 2021. CNE diretrizes para as escolas durante a pandemia. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia. Acesso em: 09 de dez.2021.
BRASIL, INSTITUTO NECIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Dados educacionais do município de Altamira/PA. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/1500602-altamira. Acesso em 18 de nov.2022.
DELMONICO, Fabio. Os desafios para a educação de jovens e adultos na contemporaneidade. Rondônia. RR. P.03. 2018. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed7/2.pdf.
FCC NOTÍCIAS Fundação Carlos Chagas: Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavirus: um olhar sobre múltiplas desigualdades. Iniciativa da Fundação Carlos Chagas, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Península, Itaú Social e IEDE com coordenação da Rede de Conhecimento. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc-noticia/retrato-da-educacao-na-pandemia. Acesso em: 17 de fev. 2021.
FCC NOTÍCIAS: Fundação Carlos Chagas: Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades. Iniciativa da Fundação Carlos Chagas, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Península, Itaú Social e IEDE com coordenação da Rede de Conhecimento. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc-noticia/retrato-da-educacao-na-pandemia. Acesso em: 19 de nov. 2022.
FERREIRA, Lillian Franciele Silva et al. Consideração sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de Covid-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v.10, e024761, p.1-20,2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/20800-Article-253165-1-10-20211004.pdf. Acesso em: 19 de nov.2022.
FREITAS, Teresa Maria. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 26. n.03. p.335-352. 2010. Pdf.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: httpa://professores.faccat.br/.../como-elaborar-projeto-de-pesquisa-antonio-carlos. Acesso em: 13 de dez.2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora, v.34, 1999.
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LIMA, Maria Socorro L; PIMENTA, Selma Garrida. (2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, 3(3 e 4), 5–24. Disponível: em: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Acesso em: 07 de dez. 2021.
MARCONE, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5ª edição revista e ampliada. Editora Atlas. São Paulo. 2002. P.60 -83. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/61219682/Lakatos_e_Marconi__Tecnicas_de_pesquisa20191114-31612-di2isl-with-cover-page-v2.pdf?Expires=1638890374&Signature=WWCV3hn35B. Acesso em: 06 de dez. 2021.
MARFIM, Lucas; PESCE, Lucila. Formação inicial do pedagogo para integras as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso. Revista eletrônica de educação, v.14. são Paulo, 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2544. acesso em: 20 de dez.2021.
MELO, Maria, et al. Educação de jovens e adultos. Ministério da educação. 1ª edição, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/17606/Curso_Ed-Especial_Educa%c3%a7%c3%a3o-Jovens-e-Adultos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 de dez.2021.
NÓVOA, Antônio. Concepção e práticas da formação contínua de professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação docente: fundamentos e prática do estágio supervisionado. Cap.01. p. 34. Estágio supervisionado: unidade teoria e prática em cursos de licenciatura. Cátedra UNESCO de juventude. Educação e sociedade. Brasília. 2019. Pdf.
PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista portuguesa de educação, v.24, n 1, p. 101, 2011.
SANTOS, Edméa. A pesquisa-formação na cibercultura. EDUFPI, Teresina, 1ª ed. 2019. Pdf.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Edipro.1ª ed, 2016. São Paulo.
SCHWAB, Klaus. Aplicando a quarta revolução industrial. Edipro.1ª ed, 2018. São Paulo.
SOUZA, Raimundo; ZENHA, Leonardo; SOUZA, Priscila Bellard Mendes de. Ensino remoto na pandemia do coronavírus: relatos, experiências e desafios na Educação Superior. ______ In: MELO, Rosilene Feiteiro de; MOREIRA, Judith Anteles. Formação no contexto da cibercultura: questões contextuais e de autoria em tempos de pandêmicos. 1ª Ed. CRV. Curitiba, 2021. p.63-76.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. ed – Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).