O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA DITADURA A ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73072Palavras-chave:
Historia de Brasil, Enseñanza de la Historia, Historia Indígena, Cibercultura, Pueblos originarios.Resumo
O presente artigo visa pensar o ensino da História indígena no Brasil, para analisar, por um viés comparativo, a maneira como os povos originários eram representados em livros didáticos do período da Ditadura Militar, conforme representados em livros didáticos atuais, este ensaio teórico visa ampliar os debates em defesa do ensino decolonial de História, e amplificar as vozes indígenas. Sob a luz de Darcy Ribeiro (2006), Burke (2000), Prezia e Hoornaert (2000) e Grupioni (1992), realizaram-se reflexões acerca das influências que ambos momentos históricos têm na elaboração dos materiais didáticos e como carregam os discursos identitários vigentes de cada período. Com as elucidações sobre o tema e propostas pautadas em políticas públicas e práticas pedagógicas do passado e do presente para construção e ressignificação da comunidade indígena, pode-se concluir que, para a expansão das discussões nas redes sociais como espaços de luta e resistência para essas etnias, os líderes expoentes de suas comunidades precisam ganhar mais voz ativa e fazer parte respeitando a história anterior que já possuem.Referências
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