“REFLORESTANDO IMAGINÁRIOS”: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS POR UMA CURADORIA INDÍGENA

Autores

  • William de Goes Ribeiro Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da UFF Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult/UFF) https://orcid.org/0000-0003-3940-7492

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73016

Palavras-chave:

Povos indígenas. Educação. Diferença. Subjetivação. Cibercultura.

Resumo

O estudo expõe elementos articulados por uma curadoria indígena na qual se demanda a cibercultura. Analisa a relação educação, política e subjetivação, com foco na diferença. Em uma perspectiva pós-estrutural, a linguagem é central, não para representar a realidade, mas como produção social. Assim, valoriza a hibridização como negociação ambivalente na qual “a cultura” é prática de enunciação. A partir dos rastros, aponta uma proposição inovadora de prática indígena na qual a cibercultura é espaço-tempo de articulação de política de imagem, corpos e línguas. As experiências mobilizadas pela Nhande Marandu desconstroem imaginários, contribuindo para estudos curriculares, culturais e ciberculturais.

 

 

Biografia do Autor

William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da UFF Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult/UFF)

Trabalha no Departamento de Educação e nas áreas de 

Currículo e Relações Étnico-raciais. 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O que é um dispositivo? ” In: O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesco Chapecó. Argos, 2019, p. 29-35.

ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Trad. Telma Costa. Lisboa: Editorial Teorema, 2004.

AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. Temejakrekatê: do gnosicídeo à afirmação dos saberes Akrâtikatejê no vale do Tocantis-Araguaia. In: BORGES-ROSÁRIO, Fábio; MORAES, Marcelo José Derzi e HADDOCK-LOBO, Rafael (orgs.). Encruzilhadas filosóficas. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020, p. 187-206.

BASTOS LOPES, Danielle. A presença do invisível em escolas indígenas: escolarização, diferença e cosmologia entre os povos Mbyá (Guarani) do Rio de Janeiro. Cadernos CIMEAC, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 103-119, 2017.

BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos. In: PEREIRA, Amílcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013, p. 101-132.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. Trad. Marcos Narcionilo. São Paulo: Martins, 2007.

CUNHA, Manuela Carneiro da. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. (org.). Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Ubu Editora, 2017, p. 304-369.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2011a.

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2011b.

DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]/ Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

FLUSSER, Vilém. Elogio da superficialidade: o universo das imagens técnicas. 1 ed. São Paulo: É Realizações, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

KOPENAWA, Davi; BRUCE, Albert. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. 2 ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.

LIMULJA, Hanna. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

LOPES, Alice Casimiro. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: LOPES, Alice Casimiro; SISCAR, Marcos (orgs.). Pensando a Política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018, p. 83- 116.

MUNDURUKU, Lucas. O ressoar das palavras antigas. In: BORGES-ROSÁRIO, Fábio; MORAES, Marcelo José Derzi e HADDOCK-LOBO, Rafael (orgs.). Encruzilhadas filosóficas. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020, p. 160-164.

NHANDEWA, Sandra Benites Guarani. O testemunho de uma mulher Guarani Nhandewa. In: BORGES-ROSÁRIO, Fábio; MORAES, Marcelo José Derzi e HADDOCK-LOBO, Rafael (orgs.). Encruzilhadas filosóficas. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020, p. 152-159.

PEREIRA, Talita Vidal; FERREIRA, Lhays Marinho da Conceição. As novas tecnologias de informação e comunicação: problematizando seus impactos nos processos de hibridização da cultura escolar. In: SANTOS, Edméa; SANTOS, Rosemary dos; PORTO, Cristiane (orgs.). Múltiplas linguagens nos currículos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017, p. 337-356.

SILVA, Giovani José da. Ensino de história indígena no Brasil algumas reflexões a partir do Mato Grosso do Sul. In: PEREIRA, Amílcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013, p. 133- 154.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Políticas linguísticas de revitalização entre os Pataxó do território Kaí-Pequi. Dissertação de mestrado profissional (Linguística e Línguas Indígenas). UFRJ, Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2019.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Cinema Pataxó: políticas de memória e arquivo, paisagens curriculares e revitalização linguística. In: AMÂNCIO, Cardes; HEMÉRITAS, Paulo; MOREIRA, Wagner (orgs.). Cinema: políticas da imagem. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2020, p. 315-334.

RODRIGUES, Thamara de Oliveira. Sonho como exercício da diferença: o protagonismo ameríndio no questionamento do fim. In: BORGES-ROSÁRIO, Fábio; MORAES, Marcelo José Derzi e HADDOCK-LOBO, Rafael (orgs.). Encruzilhadas filosóficas. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020, p. 207-220.

RUTHERFORD, Jonathan. The Third Space: Interview with Homi Bhabha. In: DERS (Hg). Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawrence and Wishart, p. 207-221, 1990.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Trad. Marcela Coelho de Souza e Alexandre Morales. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

RIBEIRO, William de Goes. “REFLORESTANDO IMAGINÁRIOS”: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS POR UMA CURADORIA INDÍGENA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 124–148, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73016. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática