OLHARES PLURICULTURAIS EM JOGOS, BRINCADEIRAS E EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS GUARANI E TUPINIKIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72912

Palavras-chave:

Guarani. Tupinikim. Jogos e brincadeiras.

Resumo

Resenha da obra “Jogos, Brincadeiras e Experiências em Matemática com os Guarani e Tupinikim de autoria de Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni, Ligia Arantes Sad, Ozirlei Tereza Marcilino, Circe Mary Silva da Silva, Mauro Luiz Carvalho (Karai Arã) e Valdemir de Almeida Silva (Ybiratã). Trata-se de uma escrita em grupo, entre indígenas e não-indígenas, o que permite um olhar pluricultural, diferentes perspectivas e trocas significativas. A obra reúne diferentes jogos e brincadeiras tradicionalmente utilizados/realizados pelos povos Guarani e Tupinikim, bem como, orientações de maneiras de se inserir o Ensino de Matemática a partir desses jogos e brincadeiras, respeitando a identidade cultural e social de cada povo. O texto apresenta potencialidades na construção de uma Educação Antropológica, preocupada com a articulação entre cultura, identidade, sociedade e Educação. 

 

 

Biografia do Autor

Inara Borges da Silva José, Universidade do Estado da Bahia

Licencianda em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, Teixeira de Freitas - BA. 

Marcel Santana Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, Teixeira de Freitas- BA.

Referências

ELKONIN, Daniel B. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo - SP: Martins Fontes, 1998.

LORENZONI, Claudia A. C. de Araujo; SAD, Ligia Arantes; MARCILINO, Ozirlei Teresa; DA SILVA, Circe Mary Silva; CARVALHO, Mauro Luiz; SILVA, Valdemir de Almeida. Jogos, brincadeiras e experiências em Matemática com os Guarani e Tupinikim. Vitória - ES: Edifes, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

BORGES DA SILVA JOSÉ, Inara; SANTANA RAMOS, Marcel. OLHARES PLURICULTURAIS EM JOGOS, BRINCADEIRAS E EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS GUARANI E TUPINIKIM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 245–249, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.72912. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/72912. Acesso em: 25 abr. 2024.