OLHARES PLURICULTURAIS EM JOGOS, BRINCADEIRAS E EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS GUARANI E TUPINIKIM
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72912Palavras-chave:
Guarani. Tupinikim. Jogos e brincadeiras.Resumo
Resenha da obra “Jogos, Brincadeiras e Experiências em Matemática com os Guarani e Tupinikim de autoria de Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni, Ligia Arantes Sad, Ozirlei Tereza Marcilino, Circe Mary Silva da Silva, Mauro Luiz Carvalho (Karai Arã) e Valdemir de Almeida Silva (Ybiratã). Trata-se de uma escrita em grupo, entre indígenas e não-indígenas, o que permite um olhar pluricultural, diferentes perspectivas e trocas significativas. A obra reúne diferentes jogos e brincadeiras tradicionalmente utilizados/realizados pelos povos Guarani e Tupinikim, bem como, orientações de maneiras de se inserir o Ensino de Matemática a partir desses jogos e brincadeiras, respeitando a identidade cultural e social de cada povo. O texto apresenta potencialidades na construção de uma Educação Antropológica, preocupada com a articulação entre cultura, identidade, sociedade e Educação.
Referências
ELKONIN, Daniel B. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo - SP: Martins Fontes, 1998.
LORENZONI, Claudia A. C. de Araujo; SAD, Ligia Arantes; MARCILINO, Ozirlei Teresa; DA SILVA, Circe Mary Silva; CARVALHO, Mauro Luiz; SILVA, Valdemir de Almeida. Jogos, brincadeiras e experiências em Matemática com os Guarani e Tupinikim. Vitória - ES: Edifes, 2022.
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