ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72404Palavras-chave:
Povos indígenas, Povo Ashaninka, usabilidade do website, interculturalidade.Resumo
Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Portugal), cujo projeto de pesquisa tinha por objetivo principal compreender o cenário de integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação dos povos indígenas do Brasil e o contexto desta integração no caso específico do povo Ashaninka do rio Amônia. Neste texto apresentamos uma parte da pesquisa, a que diz respeito à análise do website do povo Ashaninka como um etno-espaço que possibilita a tessitura de saberes no ciberespaço para a interculturalidade. Porém, antes dessa análise, para contextualizarmos a temática, faremos uma breve incursão sobre as políticas de inclusão digital dos povos indígenas e o protagonismo indígena no uso da internet. Partindo depois para a abordagem do website do povo Ashaninka, fazemos a análise do seu conteúdo e do design gráfico da interface recorrendo a critérios de usabilidade recomendados pela literatura do webdesign. Os resultados apontam que a comunidade indígena vem introduzindo as TIC como uma janela para o mundo intercultural, possibilitando construir saberes entre não indígenas e o povo Ashaninka, visando romper com estereótipos e preconceitos que estigmatizam as populações indígenas, a partir da divulgação da sua cultura, espiritualidade, artes e tradições.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, p. 57–82, 2012. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2020.
BUYS, Bruno. 20 anos da internet no Brasil: universalização do acesso em expansão. Ciência e Cultura, v. 63, n. 3, p. 6–9, 2011. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300003>. Acesso em: 5 fev. 2020.
RENESSE, Nicodème; KLEIN, Tatiane. O que dizem (e pensam) os índios sobre as políticas de inclusão digital? In: RICARDO, Carlos Alberto; RICARDO, Fany Pantaleoni. (Eds.), Povos Indígenas no Brasil 2006-2010. São Paulo: Instituto Socioambiental, p. 153–156, 2011.
PERES, Cristiane. Bits e maracás: a apropriação das novas tecnologias pelos indígenas. In:
Revista Índio, ano 1º, nº 2, p. 8–13, 2011. Disponível em: <https://pt.calameo.com/read/0006926818778d8ce40de> Acesso em: 3 fev. 2020.
BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje (Coleção Educação Para Todos. Série Vias dos Saberes n. 1). Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em:
<http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/LIVROS/MFN-21340.pdf> Acesso em 10 fev. 2020.
CETIC.BR. TIC para o Desenvolvimento Sustentável: recomendações de políticas públicas que garantem direitos. In NIC.BR / CETIC.BR, 2019. Disponível em:
<https://cetic.br/media/docs/publicacoes/8/14582020190716-tic-para-o-desenvolvimento-sustentavel.pdf> Acesso em: 15 fev. 2020.
SOUZA, Francislê Neri de; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Internet e investigação qualitativa, que ameaças e oportunidades? In: SOUZA, Dayse Neri de; COSTA, António Pedro; SOUZA, Francislê Neri de. (eds.); 1ª ed.). Investigação Qualitativa: inovação, dilemas e desafios. Aveiro: Ludomedia, 2016. Disponível em:
<https://www.ludomedia.pt/prod_details.php?id=174&catId=15&offset=0>. Acesso em: 13 fev. 2020.
NIELSEN, Jakob; HORANGER, Hoa. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
NIELSEN, Jakob; TAHIR, Marie. Homepage. Usabilidade: 50 websites desconstruídos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (2ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes, p. 186–217, 2003.
ESTEVES, Manuela. Análise de conteúdo. In: LIMA, Jorge Ávila de; PACHECO, José Augusto. (Eds.). Fazer investigação. Contributos para a elaboração de dissertação e teses. Porto Editora, p. 105–126, 2006.
FARINA, Modesto; PERES, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação (5.ed.). São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).