UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72357Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena. Currículo. Campus Rural de Marabá.Resumo
Este trabalho tem como fundamento a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Magistério Indígena que está sendo ofertado pelo Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) aos Awaeté-Parakanã, na Terra Indígena Parakanã, que habitam numa área de 351.697,41 há, localizada nos municípios de Novo Repartimento e Itupiranga, PA. A pesquisa aborda aspectos que visam compreender algumas falas dos Awaeté desde o início do curso, insatisfeitos com metodologias e pela forma como se organizou a turma. O presente trabalho sistematiza as discussões feitas em vários momentos de reuniões de avaliação do curso e de inserção no componente curricular Educação Escolar Indígena e Pesquisa, uma das primeiras disciplinas a serem ministradas e que trouxe a visibilidade dessas questões. Para tanto, utilizo metodologia a pesquisa etnográfica e documental, com um olhar contextualizado dos espaços de avaliação e planejamento do curso. Ao apresentar análise do PPC, faço uma articulação com os elementos propostos, as contradições e apontamentos que estão centralizados nos documentos.Referências
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