UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72357

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Currículo. Campus Rural de Marabá.

Resumo

Este trabalho tem como fundamento a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Magistério Indígena que está sendo ofertado pelo Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) aos Awaeté-Parakanã, na Terra Indígena Parakanã, que habitam numa área de 351.697,41 há, localizada nos municípios de Novo Repartimento e Itupiranga, PA. A pesquisa aborda aspectos que visam compreender algumas falas dos Awaeté desde o início do curso, insatisfeitos com metodologias e pela forma como se organizou a turma. O presente trabalho sistematiza as discussões feitas em vários momentos de reuniões de avaliação do curso e de inserção no componente curricular Educação Escolar Indígena e Pesquisa, uma das primeiras disciplinas a serem ministradas e que trouxe a visibilidade dessas questões. Para tanto, utilizo metodologia a pesquisa etnográfica e documental, com um olhar contextualizado dos espaços de avaliação e planejamento do curso. Ao apresentar análise do PPC, faço uma articulação com os elementos propostos, as contradições e apontamentos que estão centralizados nos documentos.

Biografia do Autor

Ribamar Ribeiro Junior, Instituto Federal do Pará

Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG); Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pelo PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Especialista em História Social da Amazônia (UFPA); Especialista em Educação do Campo, Agroecologia e Questões Pedagógicas pelo IFPA; Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia - pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professor do quadro efetivo do Campus Rural de Marabá (CRMb) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, da Amazônia, Educação do Campo, Agroecologia e do (Des)envolvimento Regional. Lecionou no Ensino Médio Geografia e História; Leciona no nível superior desde 2006 como professor substituto do Campus Universitário do Sul e Sudeste da UFPA, ministrou as disciplinas: Sociologia da Infância e Adolescência, Prática de Ensino, Sociologia Durkheimiana. NO IFPA desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo e Educação Escolar Indígena, atuou na coordenação do Curso Técnico em Agroecologia dos povos indígenas e também foi docente nas licenciaturas

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

JUNIOR, Ribamar Ribeiro. UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 109–123, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.72357. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/72357. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática