O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71105

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Formação, Metodologias Ativas.

Resumo

O processo formativo de educadores se faz extremamente necessário e contínuo. Ministrar aulas e formar sujeitos, requer um amplo e capacitado repertório e conhecimento  sobre o assunto que será abordado, pautado em um compromisso profissional com a sociedade. O objetivo principal deste trabalho, é relatar e refletir sobre a importância do estágio de docência no processo formativo do curso de Doutorado em Educação. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica, com base nos estudos dos autores Freire (2014), Nóvoa (1985), Dewey (1976), Lévy (1999) e Anderson (2012), além da intervenção-ação da pesquisadora e doutoranda no campo de atuação. Ao final do estágio de docência, observa-se que a atualização profissional e o uso de metodologias ativas, tornam-se cada vez mais necessárias e emergentes na sociedade do século XXI. 


Biografia do Autor

Angélica Dalla Rizzarda, Universidade de Passo Fundo

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Paranaense- UNIPAR (2016). Pós-graduada em Educação do Campo e Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade São Braz (2018). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2018). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo- RS (2019). Pós-graduada em Gestão: Liderança Educacional e Desenvolvimento de Equipes pela Faculdade Censupeg- RS (2022). Doutoranda em Educação, com ênfase em Linguagens e Tecnologias pelo PPGEdu- Universidade de Passo Fundo (2021-2025). Suas pesquisas e publicações envolvem temas como: História do Brasil, Colonização e povoamento, Educação, Disrupção e Inovação, Metodologias Ativas, atuação do professor em Espaços Disruptivos no ambiente escolar. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Cultura Digital- GEPID e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica - GruPECT. Professora e Pesquisadora.

Sabrina Battisti, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo (UPF). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT). Contato: sabri_battisti@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6053-646X.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo

Professor titular da Universidade de Passo Fundo nos programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Contato: teixeira@upf.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7941-3515.  


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Publicado

2024-04-19

Como Citar

RIZZARDA, Angélica Dalla; BATTISTI, Sabrina; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–14, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.71105. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/71105. Acesso em: 5 maio. 2024.