FAKE NEWS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O CASO ATILA IAMARINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67918

Palavras-chave:

Divulgação científica, Crise educacional na pandemia, Consciência reflexiva e política, Literacia midiática

Resumo

Em meio à crise provocada pela pandemia de Covid-19, a divulgação científica tem sido essencial para que a temática possa ser compreendida pela população brasileira em geral. O biólogo e apresentador Atila Iamarino virou referência nacional no assunto, trazendo vídeos informativos e transmissões ao vivo com atualizações, pesquisas e possibilidades de enfrentamento à pandemia, e pondo em questão a atuação do governo federal. Porém uma projeção de um estudo do Imperial College London, apresentada por Iamarino, passou a ser utilizada como base para ataques coordenados de fake news ao divulgador. Neste estudo, de caráter qualitativo e exploratório, objetivamos compreender a relação entre a disseminação de fake news e seu impacto na divulgação científica, particularmente as notícias falsas relacionadas a Iamarino postadas pelo portal Jornal da Cidade Online (JCO), por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo. Encontramos oito publicações com referência a Iamarino, que associam o pesquisador ao misticismo e a artes divinatórias, como forma de desconstruir a credibilidade da ciência e associá-lo ao pânico e ao terror. Concluímos que a educação em sua perspectiva histórico-crítica se revela capaz de desmontar as notícias fraudulentas, capacitando os cidadãos por meio da alfabetização midiática e informacional, com a aplicação do método científico ao processo de checagem de fatos para uma prática social reflexiva. Isso contribui para a formação de cidadãos alfabetizados em mídia e informação, sendo essencial para enfrentar o discurso de ódio, preconceito e violência que acompanham a infodemia acentuada pela crise global causada pela Covid-19.

Biografia do Autor

Adriana Fernandes Machado de Oliveira, Universidade do Porto

Doutoranda em Ensino e Divulgação das Ciências pela Universidade do Porto. Mestre em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. E-mail: adrianafmo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6587-7522. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6356795892508861.

Sueli Machado Pereira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. E-mail: sueli.machado@ifsuldeminas.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3053-8296. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4080153712579891.

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

FERNANDES MACHADO DE OLIVEIRA, Adriana; MACHADO PEREIRA DE OLIVEIRA, Sueli. FAKE NEWS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O CASO ATILA IAMARINO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 141–163, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67918. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67918. Acesso em: 21 jul. 2024.