NUDGING E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FAKE NEWS E AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67193Palavras-chave:
Nudges. Covid-19. Gamificação. Hipercultura. Fake News.Resumo
No atual contexto de pandemia decorrente do novo coronavírus (covid-19), vivencia-se também a disseminação de fake news que induzem os indivíduos a um quadro de negacionismo e decisões ruins. Neste cenário, conhecer os processos que impulsionam o ser humano a tomar decisões é de extrema importância para compreender os mais variados aspectos dos comportamentos dos sujeitos. Segundo os estudos de Thaler e Sunstein (2008), as formas como as alternativas de uma determinada escolha são apresentadas podem ajudar as pessoas a ter boas atitudes, e pequenos empurrões – “nudges” – facilitam o reconhecimento das melhores opções. Com o aumento do uso das plataformas digitais, ocorrido nas últimas décadas, é importante entender também os comportamentos reproduzidos digitalmente no cenário hipercultural e a influência dos nudges no ambiente on-line. A técnica da gamificação também se destaca nesse panorama, sendo utilizada em diferentes situações para promover aprendizagens e induzir comportamentos. Assim, pensando na importância de propor estratégias de superação da pandemia, essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da Teoria de Nudges e da gamificação no processo de tomada de decisão dos sujeitos, corroborando com a prevenção e o controle da covid-19 no Brasil. A pesquisa contou com 160 participantes brasileiros e foi desenvolvida a partir do método experimental e de intervenção, visando provocar mudanças nos grupos submetidos a investigação; comparando os resultados pré-teste/ pós-teste, para auxiliar no combate desta, e de futuras epidemias. O presente estudo revelou dados importantes, sendo constatado um aumento do conhecimento sobre a covid-19 e diminuição em crenças conspiratórias.
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