EDUCAÇÃO ON-LINE E COLABORAÇÃO: PROCESSOS EM TORNO DA “PALMAS HOME SCHOOL”
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66652Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, Desenho didático, Educação MunicipalResumo
As ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Palmas, cidade do estado do Tocantins, no biênio de 2020 a 2021, desempenhadas pela Secretaria Municipal da Educação, unidades educacionais, professores e demais servidores, visaram manter em funcionamento as unidades de ensino, sem que se deixasse de proporcionar atendimento aos seus estudantes. Seu encaminhamento evidenciou profundas desigualdades concernentes às realidades dos estudantes, enquanto as contingências os orientavam a buscar a plena efetividade - mesmo quando frente a situações adversas. Nesse processo, a plataforma Palmas Home School foi a ferramenta em torno da qual se organizaram as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino, em que se centralizou o processo educativo no contexto do ensino, que foi primeiramente remoto e, posteriormente, híbrido. Frente a isso, o texto apresenta como se deu o trabalho dos docentes para o atendimento à plataforma, e reflete sobre sua adequação aos objetivos de uma educação on-line, o que faz por meio da reunião de informações registradas pelos autores, agentes do processo, que analisam as características das propostas de ensino resultantes frente aos princípios basilares da abordagem anteriormente referida. A partir dessa análise, identifica-se que a experiência de trabalho conjunto realizada por professores da rede municipal de ensino de Palmas no contexto da pandemia de COVID-19 constituiu-se como um espaço privilegiado de aprendizagens para os profissionais envolvidos, ao mesmo tempo em que evidenciou suas limitações no tocante à viabilidade de colaboração entre os estudantes na construção de suas aprendizagens.
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