O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66602

Palavras-chave:

Recursos educacionais digitais (RED), Recursos educacionais abertos (REA), Ensino de biologia, Pandemia.

Resumo

O sistema educacional foi afetado pelo distanciamento social, causado pela Pandemia da Covid-19. Como alternativa a tal distanciamento, o uso de plataformas e recursos tecnológicos digitais aplicados à educação ganhou protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. Entre os Recursos Educacionais Digitais (RED) disponíveis, houve particularmente um aumento da procura e utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA). Este trabalho teve como objetivo realizar um apanhado bibliográfico referente ao uso de recursos educacionais digitais e recursos educacionais abertos no ensino de Biologia durante o período de pandemia da Covid-19. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa buscando elencar potencialidades deste universo pedagógico interativo, dinâmico e inovador do qual estes recursos fazem parte. Com base na literatura pertinente ao referido assunto, notou-se que, apesar da sua utilização mais expressiva durante o período pandêmico e suas potencialidades, ainda existem barreiras a serem rompidas para a efetividade do uso múltiplo desses recursos, seja por docentes, discentes ou pela gestão escolar. Mesmo apresentando complexidades, no que tange ao uso destes recursos, sua adoção desperta possibilidades metodológicas e otimiza a proximidade, atenção e o aprendizado dos estudantes com relação à área da biologia.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

COSTA, Douglas Martins da; SUFIATTI, Jonathan Antônio; ARANTES, Rozana Cristina; CASTRO, Fabio de Jesus. O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 374–388, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66602. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66602. Acesso em: 20 jul. 2024.