OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ENSINOS REMOTO E HÍBRIDO NA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66552Palavras-chave:
Educação. Organização do Trabalho Pedagógico. Pandemia. Escola.Resumo
O presente estudo teve por objetivo versar sobre os desafios da implementação dos ensinos remoto e híbrido na pandemia da COVID-19 em uma escola pública de anos iniciais do Ensino Fundamental em Ceilândia, Distrito Federal, Brasil. Empreendeu-se um apanhado da realidade educacional de professores e estudantes no período pandêmico, ressaltando as medidas tomadas pelos gestores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com foco na Organização do Trabalho Pedagógico – ação implementada no biênio 2020-2021. Como investigação de caráter qualitativo, promoveu-se um estudo de caso único, com análise documental, observação participante, questionário aplicado a professores, coordenadores e gestores, além da utilização de pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico fez-se uso de Veiga (2013), Lorenzet e Zitkoski (2017), Villas Boas (2017), Silva (2020), entre outros. Constatou-se que, no âmbito coletivo, as ações pedagógicas estabelecidas pela escola contribuíram para melhor entendimento do desenvolvimento de uma proposta pedagógica pautada na colaboração entre os pares, promovendo a comunicação e a interação para a melhoria das aprendizagens.
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