O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA COMO EXPERIÊNCIA FORMADORA NO CURSO DE HISTÓRIA NA UFT (ARAGUAÍNA-TO)
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66549Palavras-chave:
Experiências formadoras, Pandemia, UFT, Curso de HistóriaResumo
Esse artigo busca analisar como se deu o ensino remoto dentro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Lançamos mão da análise documental, para traçar os caminhos percorridos pela universidade sobre o retorno das aulas de forma remota e seus desafios, e da História Oral para entender a experiência vivida por estudantes de História em vias de conclusão do curso. Para a análise dos dados, partimos do conceito de experiências formadoras proposto por Marie Christine Josso (2004; 2007) para compreender as experiências desses discentes concluintes, seus redesenhos de pesquisas, de projetos, de metodologias e de sonhos.Referências
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral.2 ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2004.
AGUIAR, V. G. de; RAMOS JUNIOR, D. V.; COSTA, K. G.; DIAS, R. S. de L. S.; Notificando o medo: cartografia e percepção da covid-19 na malha rodoviária na porção norte dos Vales dos rios Araguaia e Tocantins. Hygeia, p. 153-163, 28 jul. 2020.
CORMINEIRO, Olívia Macedo Miranda. Trilhas, Veredas e Ribeiras: os modos de viver dos sertanejos pobres nos Vales dos Rios Araguaia e Tocantins (séculos XIX e XX). 2010. 261 p. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia – Programa de Pós-Graduação em História. Uberlândia, 2010.
RAMOS JÚNIOR, D. V. Encontros epistêmicos e a formação do pesquisador em História Ora. História oral, [S. l.], v. 22, n.1, p. 359-372, 2019. Disponível em: https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/871. Acesso em: 23 fev. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Trad. de Maria do Carmo Monteiro Pagano. Educação– Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
Painel Corona vírus. CORONAVÍRUS, Secretarias Estaduais de Saúde. Brasil, 2020. Disponível em: Coronavírus Brasil (saude.gov.br). Acesso em 19 out. 2021.
SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria B. Rompendo o isolamento: reflexões sobre história oral e entrevistas à distância. Revista Anos 90, Porto Alegre, v. 27, 2020, p. 1-18.
SOUZA, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, p. p. 110-118. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 7 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).