FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIÃO DOS PALMARES PARA A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66547

Palavras-chave:

Google sala de aula. Formação de Professor. Ensino Remoto.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos professores sobre a formação recebida pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de União dos Palmares – AL para a utilização do Google sala de aula durante a pandemia. O distanciamento social provocado pela Covid-19, reconfigurou as relações sociais levando os profissionais da educação e estudantes a um novo processo de ensino-aprendizagem.  Dessa forma, utilizando-se da abordagem qualitativa, o trabalho recorreu a um questionário semiestruturado, aplicado a 21 (vinte e um) professores do ensino fundamental anos finais, participantes da formação. Buscamos com o questionário compreender como se deu a formação e o que os professores têm a dizer sobre a formação. Os resultados demonstraram que apesar do curso de formação ter acontecido em um curto prazo, os professores disseram ter sido fundamental para poder lidar com o momento de distanciamento social.

 

Biografia do Autor

Juliana Oliveira de Santana Novais, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas UNICAMP

Professora Mestre do curso de Letras Campus V / Doutoranda em educação FE/ Unicamp / GPEL

Maria Edna Porangaba do Nascimento, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Doutora do curso de Letras da Uneal / GPEL

Poliana Gomes Dias, Secretaria de educação União dos Palmares - AL

Professora da rede de educação básica do município de União dos Palmares

Referências

ALVES, Gláucia Peçanha. Plataforma Google Classroom em Tempos de Pandemia: O protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. Rio de Janeiro: 2020. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/download/1622/1269/ Acessado em: 12/07/2021

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2020.

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/2000.

BACICH, L.; MORAN. J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BONAL, Xavier; GONZÁLES, Sheila. O impacto do lockdown nas lacunas de aprendizagem: clivagens familiares e escolares em tempos de crise. In: KRAWCYK, Nora;

VENCO, Selma. Utopias e Distopias: em educação nos tempos pós-pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

FERREIRA, Gabrielle. Como funciona o Google Classroom? Saiba tudo sobre a sala de aula online. TechTudo, 07/04/2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/google/amp/noticias/2020/04/como-funciona-o-google-classroo m-saiba-tudo-sobre-a-sala-de-aula-online.ghtml. Acesso 09 de set. 2021.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. PNAD, Alagoas: 2015. Disponível em:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/pesquisa/44/0? localidade 1=270430. Acesso: 05 de set. 2021.

LOPES, J. J. A introdução da informática no ambiente escolar. Clube do Professor vol. 23, 2004.

LOPES, F. A; MELO, M. DO C. B. de. Tecnologias computacionais na formação continuada de professores durante a pandemia. Princípios, v. 40, n. 160, p. 273 - 295, 2021.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

MARTINS, J. P. Gestão Educacional: uma abordagem crítica do processo administrativo em educação. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

MENDES, & Amorim, N. 2019, novembro). Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação | Mendes | Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em:http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8560. Acesso: 07 de set. de 2021.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. v.3, nº1, set 2021.

MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4ed. Papirus, 2009, p. 101-111.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, J. M. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias contemporâneas. Educação e Cidadania: Aproximações de jovens. Vol. II.Foca foto-

PROEX/UEPG. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso: 11/10/202.

MOVPLAN. Tecnologias e renovação (2021), Google Sala de Aula: o que é, como funciona, como acessar - MOVPLAN" 19 de maio de 2021. Disponível em: https://movplan.com.br/blog/google-sala-de-aula-o-que-e-como-func6iona-como-acessar/ Acesso: 06 de set. 2021.

PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf Acesso: 20 de agosto de 2021.

SCHIEHL, E.P.; GASPARINI, I. (2016). Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Departamento de Ciências da Computação – PPGECMT1 e PPGCA2 Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Disponível em http://seer.ufrgs.br//index.php/renote/article/viewFile/70684/40120. Acesso em : 20 out. 2021.

SOUSA FILHO, F. G. de; MENEZES, E. N. de. A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6459. Acesso em: 17 ago. 2021.

Plataforma digital na aprendizagem org. Transformação Digital na Educação. Minha biblioteca, 24 de junho de 2021. Disponível em: https://minhabiblioteca.com.br/blog/plataforma-digital-de-aprendizagem/ Acesso em: 08 de set. 2021.

SAMPAIO, Jana. "O professor é a chave do ensino online”, diz ‘pai’ do Google Sala de Aula. VEJA, 12 de agos. de 2020. Disponível em:

https://veja.abril.com.br/educacao/o-professor-e-a-chave-do-ensino-online-diz-pai-do-google- sala-de-aula/amp/Acesso:06 de set. de 2020.

TEIXEIRA. D. Ensino remoto: o uso do Google Meet na Pandemia da covid- 19. Boletim de conjuntura. 30 de Jun 2021. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374. Acesso em: 09/10/21.

TOKARNIO, Mariana. Celular é o principal meio de acesso a internet no país. Agenda Brasil, Rio de Janeiro, 29 de Maio de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-aces so-internet-no-pais acesso: 03 de set. de 2021.

VALE, L. M. Aulas Remotas e as Ferramentas do Google. Portal Eletrônico Fluência Digital [28/08/2020]. Disponível em: <https://fluenciadigital.net.br>. Acesso em: 26/05/2021.

VALENTE, J. Plataformas digitais, economia e poder: apresentação do dossiê temático da Revista Eptic 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339271177_Plataformas_digitais_economia_e_pode r_apresentacao_do_dossie_tematico_da_Revista_Eptic_2020-1. Acesso em: 21 out. 2021.

ZAN, D., KRAWCZYK, N. Educação e Juventude sob Fortes Ameaças. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/educacaoe-juventude-sob-fortes-ameacas-colaboracao-de-texto-por-dircezan-unicamp-gt-03-nora Acesso em 10.ago.2021

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

NOVAIS, Juliana Oliveira de Santana; NASCIMENTO, Maria Edna Porangaba do; DIAS, Poliana Gomes. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIÃO DOS PALMARES PARA A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 194–209, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66547. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66547. Acesso em: 27 maio. 2024.