ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES E AÇÕES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66439Palavras-chave:
Educação Infantil. Pandemia. Pré-escola.Resumo
A pandemia mundial do coronavírus (SARS-CoV-2) tem provocado uma situação bastante complexa na educação escolar, tanto em relação às formas de ensinar, quanto no que se refere às aprendizagens a serem produzidas pelos estudantes. Com o propósito de contribuir para a ampliação das discussões sobre os desafios da educação pública no contexto da pandemia do coronavírus, bem como de colaborar com a socialização das ações educativas implementadas na Educação Infantil, no contexto pandêmico, o presente trabalho objetiva analisar as atividades pedagógicas realizadas pelas Redes Municipais de Ensino situadas no Território dos Carnaubais–PI, especificamente desenvolvidas com as crianças de 4 e 5 anos matriculadas na Educação Infantil. A coleta de dados foi mediante a aplicação de questionário do Google Forms respondido por 16 Supervisores da Educação Infantil que atuam nas Redes Púbicas Municipais de Ensino. Os resultados apontam que apenas 50% das redes de ensino estão seguindo plenamente as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) (Parecer CNE n.º 05/2020) com relação às atividades pedagógicas não presenciais na Educação Infantil. Essa constatação deve ser objeto de reflexão por parte dos profissionais que atuam nesta etapa da Educação Básica, principalmente aqueles que são responsáveis pela condução e acompanhamento da política educacional. Os resultados do estudo apontam também a necessidade da retomada do objetivo da Educação Infantil que é promover o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional das crianças.
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