ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES E AÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66439

Palavras-chave:

Educação Infantil. Pandemia. Pré-escola.

Resumo

A pandemia mundial do coronavírus (SARS-CoV-2) tem provocado uma situação bastante complexa na educação escolar, tanto em relação às formas de ensinar, quanto no que se refere às aprendizagens a serem produzidas pelos estudantes. Com o propósito de contribuir para a ampliação das discussões sobre os desafios da educação pública no contexto da pandemia do coronavírus, bem como de colaborar com a socialização das ações educativas implementadas na Educação Infantil, no contexto pandêmico, o presente trabalho objetiva analisar as atividades pedagógicas realizadas pelas Redes Municipais de Ensino situadas no Território dos Carnaubais–PI, especificamente desenvolvidas com as crianças de 4 e 5 anos matriculadas na Educação Infantil. A coleta de dados foi mediante a aplicação de questionário do Google Forms respondido por 16 Supervisores da Educação Infantil que atuam nas Redes Púbicas Municipais de Ensino. Os resultados apontam que apenas 50% das redes de ensino estão seguindo plenamente as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) (Parecer CNE n.º 05/2020) com relação às atividades pedagógicas não presenciais na Educação Infantil. Essa constatação deve ser objeto de reflexão por parte dos profissionais que atuam nesta etapa da Educação Básica, principalmente aqueles que são responsáveis pela condução e acompanhamento da política educacional. Os resultados do estudo apontam também a necessidade da retomada do objetivo da Educação Infantil que é promover o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional das crianças.

Biografia do Autor

Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutorada e Mestre em Educação pela a Universidade Federal do Piauí( 2016 2017 graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí 2001 graduada em Pedagogia pela Faculdade Médio Parnaíba FAMEP (2018) especialista em Tecnologias na Educação PUC RIO( 2011 Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior FAEPI 2015 e Coordenação Pedagógica UFPI 2015 Atua como Coordenadora Pedagógica do Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí, professora de Educação Física Ensino Fundamental Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, Professora na Educação Superior da Professora Formadora II da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí UESPI ( e Faculdade Evangélica do Piauí FAEPI Atualmente é Formadora/Consultora Contato Assessoria, Capacitações e Projetos LTDA Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas Formação Docente, Coordenação Pedagógica e Gestão educacional.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI,
vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e Práticas da Docência. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED. Associada na Associação Brasileira de Alfabetização e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Tem experiência na educação básica (atuou como professora da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio). Foi coordenadora pedagógica nos anos
iniciais do ensino fundamental. Foi chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (1997 a 1999). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Atuou como membro da CPA/UFPI (2012 a 2013. Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, práticas da docência, educação infantil e pesquisa autobiográfica.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS, Maria do Desterro; BRITO, Antonia Edna. ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 50–68, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66439. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66439. Acesso em: 11 dez. 2024.