GAME COMENIUS E OFICINAS DE LUDOLETRAMENTO: JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66053

Palavras-chave:

Mídia-educação. Letramento Digital. Jogo educativo. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Game Comenius.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a contribuição dos jogos digitais, em especial o Game Comenius - Módulo 2, para a reflexão sobre o planejamento didático com mídias, durante a formação inicial de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre do ensino remoto emergencial, em 2020. A base teórica selecionada teve como principais conceitos mídia-educação, letramento digital e midiático, jogos, aprendizagem baseada em jogos digitais e ludoletramento. Foram investigadas as atividades de formação com o protótipo digital do Game Comenius - Módulo 2, que tem como proposta ampliar o repertório e o uso crítico das mídias na formação inicial ou continuada de professores e estudantes de licenciatura. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram produzidos em três instrumentos digitais (formulários de Perfil Midiático, de Análise e Avaliação do Protótipo e postagens dentro do Fórum de Aprendizagem do Moodle), durante as oficinas de formação inicial, online, com 52 estudantes de duas turmas da disciplina de Comunicação e Educação, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Santa Catarina, no semestre letivo de 2020-1. Os principais resultados mostraram que a maioria não costuma jogar e não utiliza jogos no dia a dia como docente ou estudante, mas 80% perceberam a importância da discussão sobre mídias e acharam necessárias formações iniciais e continuadas com a temática. A maioria declarou que o Game Comenius permitiu ampliar seu repertório de mídias em sala de aula e seus conhecimentos sobre planejamento didático.

Biografia do Autor

Lucas Souza Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da educação básica. Licenciado em Pedagogia.

Dulce Marcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação (UFSC). Mestre em Sociologia Política (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA/UFSC/CNPq. Pesquisadora PQ CNPq.


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Publicado

2022-10-06

Como Citar

PINHEIRO, Lucas Souza; CRUZ, Dulce Marcia. GAME COMENIUS E OFICINAS DE LUDOLETRAMENTO: JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 318–350, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66053. Acesso em: 4 out. 2024.