GAME COMENIUS E OFICINAS DE LUDOLETRAMENTO: JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66053Palavras-chave:
Mídia-educação. Letramento Digital. Jogo educativo. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Game Comenius.Resumo
O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a contribuição dos jogos digitais, em especial o Game Comenius - Módulo 2, para a reflexão sobre o planejamento didático com mídias, durante a formação inicial de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre do ensino remoto emergencial, em 2020. A base teórica selecionada teve como principais conceitos mídia-educação, letramento digital e midiático, jogos, aprendizagem baseada em jogos digitais e ludoletramento. Foram investigadas as atividades de formação com o protótipo digital do Game Comenius - Módulo 2, que tem como proposta ampliar o repertório e o uso crítico das mídias na formação inicial ou continuada de professores e estudantes de licenciatura. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram produzidos em três instrumentos digitais (formulários de Perfil Midiático, de Análise e Avaliação do Protótipo e postagens dentro do Fórum de Aprendizagem do Moodle), durante as oficinas de formação inicial, online, com 52 estudantes de duas turmas da disciplina de Comunicação e Educação, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Santa Catarina, no semestre letivo de 2020-1. Os principais resultados mostraram que a maioria não costuma jogar e não utiliza jogos no dia a dia como docente ou estudante, mas 80% perceberam a importância da discussão sobre mídias e acharam necessárias formações iniciais e continuadas com a temática. A maioria declarou que o Game Comenius permitiu ampliar seu repertório de mídias em sala de aula e seus conhecimentos sobre planejamento didático.
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