PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA AUXÍLIO EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65983Palavras-chave:
Ensino de Biologia. Produtos educacionais digitais. Aulas remotas emergenciais. Covid-19. Ensino Híbrido.Resumo
A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, que provocou a doença Covid-19, promoveu o isolamento social afetando assim diferentes setores sociais, incluindo a Educação. Como prevenção à saúde, as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas emergenciais mediadas por tecnologias digitais de forma síncrona e assíncrona. Neste contexto, este estudo propõe investigar como seis produtos educacionais digitais produzidos no intervalo de tempo de 2013 a 2019 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) podem auxiliar professores no ensino remoto de Biologia no contexto atual de pandemia Covid-19 e pós-pandemia. A hipótese que sustentou o estudo foi que todos os produtos educacionais digitais encontrados de 2013 a 2019 apresentam potencialidades para auxiliar professores de Biologia no ensino remoto de diferentes conteúdos da disciplina, no contexto atual da pandemia e pós-pandemia Covid-2019. A abordagem do estudo foi qualitativa com delineamento exploratório bibliográfico. Os dados foram coletados no site do PPGECIM nas dissertações e produtos digitais encontrados. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica análise do conteúdo (AC). Como principais resultados, o estudo revelou que diferentes produtos digitais com diferentes temas podem auxiliar professores de Biologia no enriquecimento de aulas remotas no tempo atual e que, no contexto de pós-pandemia, se evidencia contribuições para aulas híbridas.
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