JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65883

Palavras-chave:

Pandemia, Educação ambiental, Recursos didáticos digitais

Resumo

O contexto da pandemia expôs de forma evidente e agravante os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores e alunos no processo de socialização do saber e adaptação ao ensino remoto emergencial, além de direcionar atenção global para o olhar de priorizar as questões ambientais. Em razão disso, como meio de driblar as adversidades para o ensino das questões ambientais o Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educacionais que desenvolve ações de ciência cidadã para a alfabetização científica em ambientes educacionais, formais e informais, no contexto da microrregião do sertão de Crateús através de uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada, propôs a intervir sobre essa realidade. Diante disso objetivo desse trabalho é relatar as experiências do processo de criação dos jogos didáticos digitais na ferramenta do WordWall®, escolha está devido a sua funcionalidade e a fácil aceitação a diferentes dispositivos tecnológicos com acesso a internet, assim servido os jogos didáticos digitais como instrumento de apoio ao trabalho docente. Os recursos didáticos foram concebidos a partir de fundamentação teórica e disponibilizados de modo gratuito dentro do repositório digital de objetos educacionais do grupo. Os jogos abordam temáticas atuais, como por exemplo: o desmatamento, as queimadas, a produção de lixo, e o uso consciente da água para trabalho pedagógico dos professores de educação básica que atuem no campo de conhecimento da educação ambiental e queiram tornar o ambiente de aprendizagem mais interativo, estimulante e dinâmico.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação. Docente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais (EPTEDUC).

José Luciano Moreira Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL CO CEARÁ

Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais (EPTEDUC)

Júlia Estácio Martins

Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais (EPTEDUC)

Referências

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de; CARVALHO, José Luciano Moreira; MARTINS, Júlia Estácio. JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 478–491, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65883. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65883. Acesso em: 21 jul. 2024.