JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65883Palavras-chave:
Pandemia, Educação ambiental, Recursos didáticos digitaisResumo
O contexto da pandemia expôs de forma evidente e agravante os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores e alunos no processo de socialização do saber e adaptação ao ensino remoto emergencial, além de direcionar atenção global para o olhar de priorizar as questões ambientais. Em razão disso, como meio de driblar as adversidades para o ensino das questões ambientais o Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educacionais que desenvolve ações de ciência cidadã para a alfabetização científica em ambientes educacionais, formais e informais, no contexto da microrregião do sertão de Crateús através de uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada, propôs a intervir sobre essa realidade. Diante disso objetivo desse trabalho é relatar as experiências do processo de criação dos jogos didáticos digitais na ferramenta do WordWall®, escolha está devido a sua funcionalidade e a fácil aceitação a diferentes dispositivos tecnológicos com acesso a internet, assim servido os jogos didáticos digitais como instrumento de apoio ao trabalho docente. Os recursos didáticos foram concebidos a partir de fundamentação teórica e disponibilizados de modo gratuito dentro do repositório digital de objetos educacionais do grupo. Os jogos abordam temáticas atuais, como por exemplo: o desmatamento, as queimadas, a produção de lixo, e o uso consciente da água para trabalho pedagógico dos professores de educação básica que atuem no campo de conhecimento da educação ambiental e queiram tornar o ambiente de aprendizagem mais interativo, estimulante e dinâmico.
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