DESAFIOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Denilda Caetano Faria Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-5541-5268
  • Francisca Antônia dos Santos Neri Escola de Tempo Integral Olga Benário
  • Lorena Morganna Gonçalves lorenamorgana@uft.edu.br
  • Fernanda Franco Damasceno Escola Adventista de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65691

Palavras-chave:

ensino remoto, alfabetização, desafios, tecnologias digitais

Resumo

O distanciamento e o isolamento social impostos pelo Coronavírus, fizeram com que mudanças em diversos aspectos e na Educação fossem necessárias e urgentes. Na Educação, a principal mudança foi a transição do ensino presencial para o ensino remoto. O estudo em questão teve como objetivo, compreender os desafios da alfabetização mediada por tecnologias entre os professores e os estudantes no ensino remoto, revelar os resultados de uma revisão sistemática de literatura em que são apresentados trabalhos científicos, que tratam dos desafios do ensino remoto no ensino fundamental I , no contexto da pandemia, pelos professores de diferentes instituições brasileiras e, por fim, as  experiências pessoais das professoras autoras deste estudo em suas  práticas educativas, mediadas pelas tecnologias digitais, no âmbito das escolas. Os dados foram coletados por meio da base de dados do Google Acadêmico e em relato de experiências das professoras pesquisadoras. Os resultados do estudo evidenciaram que a integração das ferramentas tecnológicas, no ensino aprendizagem, promove novos desafios a serem superados pelos docentes. Contudo, há de se reconhecer os esforços dos educadores em mediar a produção do conhecimento nas salas de aulas do ensino remoto. Entretanto, se faz necessário uma formação com capacitações que promovam novas possibilidades de ensinar e aprender com o suporte das tecnologias digitais.

 

PALAVRAS-CHAVE:

Biografia do Autor

Denilda Caetano Faria, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educaçao, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Professora Universidade Estadual do Tocantins. Administadora Universidade Federal do Tocantins

Lorena Morganna Gonçalves, lorenamorgana@uft.edu.br

Professora Escola Adventista Palmas

Fernanda Franco Damasceno, Escola Adventista de Palmas

Professora Escola Adeventista de Palmas

Referências

ALMEIDA, Elaine Vieira; MENEZESII, Eliziete Nacimento de . Alfabetização: possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas. Acesso: 20.02.2022

ARAÚJO, Cleberson Vieira; ARAÚJO, Clebianne Vieira; LIMA, Guilherme A. C. Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho – PB: Desafios Docentes. V Congresso sobre Tecnologias na Educação Educação do Futuro: Tecnologias e Pessoas para Transformar o Mundo. João Pessoa - PBI Brasil I Online+E, 25 a 28 de Agosto de 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1frih5etjuu8LGUeYzb0Wzhel4JB0brtg Acesso 20 d fev. 2022.

ALVES, Elaine de Jesus Alves; FARIA, Denilda Caetano de. Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos. Humanidades & Inovação. v. 8 n. 41. 2021. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5078 . Acesso em 18.02.2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

CARSOSO, T. ALARCÃO, I. CELORICO, J. A. Revisão da Literatura e Sistemati zação do conhecimento. Portugal: Porto Editora, 2010.

DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física – ISSN 2175-8093 – Vol. 1, n. 1, p.53-75, Agosto/2009. Disponível em: http://www.pucrs.br /ciencias/viali/doutorado/ptic/textos/80-388-1-PB.pdf. Acesso em 05 de fev.2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Sistema de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens? In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 70-125.

OLIMPIO, N. L. A.; MACIEL, A. O.; SAMPAIO, M. L.; MORAIS, F. R. C. Avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia: um relato de experiência no ciclo de alfabetização. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 3, 2021. DOI: disponível em <https://doi.org/10.51281/impa.e021024>Acesso em 20.02.2022.

SILVA, Cília Cardoso Rodrigues da. O aprender e ensinar matemática em tempos de Covid-19: uma experiência de ensino com o uso do jamboard e meet no ensino remoto. XXXVI Encontro Nacional de Professores de matemática; XXXI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática. Disponível em , https://www.researchgate.net/profile/Cilia-Silva/publication/353053892> Acesso em 23.02.2022

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p. Santarém, junho de 2021 - on line. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cilia Acesso em 20 de fev. 2022

SILVA, Jaqueline Spusa.; LAVOR, Francisco Ivo Gomes.. Ensino remoto: Desafios e alternativas para a continuidade do ensino em tempos de pandemia (in)dependente das tecnologias digitais. COMEDU VII Congresso Nacional de Educação - Educação como (re) Existências: mudanças, concientização e conhecimentos, Maceió, outubro/2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1frih5etjuu8LGUeYzb0Wzhel4JB0brtg

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p.1287-1302, set./dez. 2007.

Weber, A., Santos, E., & Cruz, M. (2014). Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para a educação. Teoria & Prática. Campinas: 32 (62) 59-73.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

FARIA, Denilda Caetano; NERI, Francisca Antônia dos Santos; GONÇALVES, Lorena Morganna; DAMASCENO, Fernanda Franco. DESAFIOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 89–107, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65691. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65691. Acesso em: 4 dez. 2024.