DESAFIOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65691Palavras-chave:
ensino remoto, alfabetização, desafios, tecnologias digitaisResumo
O distanciamento e o isolamento social impostos pelo Coronavírus, fizeram com que mudanças em diversos aspectos e na Educação fossem necessárias e urgentes. Na Educação, a principal mudança foi a transição do ensino presencial para o ensino remoto. O estudo em questão teve como objetivo, compreender os desafios da alfabetização mediada por tecnologias entre os professores e os estudantes no ensino remoto, revelar os resultados de uma revisão sistemática de literatura em que são apresentados trabalhos científicos, que tratam dos desafios do ensino remoto no ensino fundamental I , no contexto da pandemia, pelos professores de diferentes instituições brasileiras e, por fim, as experiências pessoais das professoras autoras deste estudo em suas práticas educativas, mediadas pelas tecnologias digitais, no âmbito das escolas. Os dados foram coletados por meio da base de dados do Google Acadêmico e em relato de experiências das professoras pesquisadoras. Os resultados do estudo evidenciaram que a integração das ferramentas tecnológicas, no ensino aprendizagem, promove novos desafios a serem superados pelos docentes. Contudo, há de se reconhecer os esforços dos educadores em mediar a produção do conhecimento nas salas de aulas do ensino remoto. Entretanto, se faz necessário uma formação com capacitações que promovam novas possibilidades de ensinar e aprender com o suporte das tecnologias digitais.
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