FORMAÇÃO DOCENTE E AS TDIC NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65485

Palavras-chave:

Formação docente. Tecnologias Digitais. Propostas de Ensino.

Resumo

O artigo discute a formação de professores para/com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), apresentando os recursos e propostas de utilização como auxílio do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o estudo busca responder à seguinte questão: como as tecnologias digitais podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem em aulas online? A metodologia utilizada está baseada na pesquisa qualitativa dentro de uma abordagem narrativo-descritiva, trazendo reflexões diante dos recursos digitais como meio de inovação didática. O estudo apresenta as possibilidades metodológicas que podem ser aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional, favorecendo a participação e a colaboração de docentes e discentes na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licenciado em Pedagogia (UFAL).

Centro de Educação.

Iris Maria dos Santos Farias, Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licenciada em Pedagogia (UFAL).

Centro de Educação.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL)

Centro de Educação

Referências

BACICH, Lilian. Webquest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. Inovação na educação. São Paulo, 22 de março de 2020. Disponível em: <https://lilianbacich.com/2020/03/22/webquest-como-organizar-uma-atividade-significativa-de-pesquisa/>. Acesso em: 07 out. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula. Paidei@ - Revista Científica de Educação a Distância. ISSN 1 983-2664. Volume 5- no 1- janeiro/abril de 2011. Disponível em: <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/163>. Acesso em 18 out. 2021.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FERREIRA, Adilson Rocha; FARIAS, Iris Maria dos Santos; FRANCISCO, Deise Juliana. Formação inicial de professores para integrar as tecnologias digitais da informação e comunicação ao processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso do projeto político pedagógico no curso de pedagogia da UFAL. CIET:EnPED, São Carlos, 2018. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/247>. Acesso em: 28 out. 2021.

FRANCISCO, Deise Juliana et al. O que pensam os discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas sobre tecnologias e educação? In: PESCE, Lucila. (Org.) Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: desafios a formação inicial do/a pedagogo/a. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. p. 85-105.

GATTI, Bernardete. Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, 2017, p. 721-737.

GROSSI, Maria Gorett. Ribeiro; MURTA, Flávio Cançado; SILVA, Mislene Dalida. A Aplicabilidade das Ferramentas Digitais da Web 2.0 no Processo de Ensino e Aprendizagem. Revista Contexto e Educação, Ano 33, nº 104, p. 34-59, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5954>. Acesso em: 18 out. 2021.

LIMA; Willams dos Santos Rodrigues; GOMES, Maria Amábia Viana. Formação de professores por meio da Educação a Distância. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 5, n. 7, p. 16-26, dez. 2017. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/6070>. Acesso em: 28 out. 2021.

FLORÊNCIO, Patrícia Cavalcante de Sá; MELO, André Luis Canuto Duarte; SANTOS, Givaldo Oliveira dos; Perspectivas de ensino nos cursos técnicos: experiências de professores nas aulas remotas mediadas por Jamboard. Revista Devir Educação, Lavras-MG. Edição Especial, p. 206-226, set./2021. Disponível em: <http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/412/226>. Acesso em: 21 out. 2021.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação de professores para aprendizagem na internet: o webquest como investigação orientada. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. (org.). Projetos utilizando internet: a metodologia Webquest na prática. Maceió: EDUFAL, 2004.

PIMENTEL, Mariano; GEROSA, Marco Aurélio; FUKS, Hugo. Sistemas de comunicação para colaboração. In: PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hugo. (Org.). Sistemas Colaborativos. Elsevier, 2011. Disponível em: <https://sistemascolaborativos.uniriotec.br/>. Acesso em: 14 set. 2021.

PERES, Rosana; CUARELI, Adriana. A tecnologia no contexto escolar: webquest – uma ferramenta proposta por Bernie Dodge. In: Anais do IX Colóquio de Estudos Literários: diálogos e perspectivas [livro eletrônico] – Londrina: UEL, 2015, p. 492-499.

SANTOS, Edméa. (2015). A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. Revista Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, 2015, p. 134-145, jul./dez.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SHNEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Universidade do Vale do Taquari - Univates Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) - Coordenação Pedagógica Coletânea Cadernos Pedagógicos: Metodologias Ativas de Aprendizagem. 1ª ed. Lajeado, Rio Grande do Sul. 2018.

SOARES, Eliane Peirin Gotardo. Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem. Olhares & Trilhas, v. 12, n. 2, 29 mar. 2012.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian. MORAN, José. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem técnico-prática. 1ed. Porto Alegre: Penso, 2018, v. 1., p. 26-44.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; FARIAS, Iris Maria dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. FORMAÇÃO DOCENTE E AS TDIC NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 439–457, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65485. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65485. Acesso em: 13 dez. 2024.