NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.65040

Palavras-chave:

Negacionismo científico, Notícias falsas, Ensino de Ciências, Gestão escolar.

Resumo

O negacionismo científico e a disseminação de notícias falsas estão ganhando proporções assustadoras na atualidade. Seus impactos podem ser sentidos em diversas áreas, distorcendo fatos, levando pessoas a arriscarem a sua própria vida e de seus familiares, influenciando a opinião pública, elegendo políticos inescrupulosos e desgastando a imagem dos cientistas e das instituições de pesquisa. Sendo a escola um espaço social, estas mentiras estão entrando nas salas de aula e trazendo novos desafios para o ensino, em especial para o ensino de Ciências. Neste contexto, busca-se nesse ensaio traçar alguns pontos para a reflexão sobre as relações entre essa disseminação de idéias negacionistas e das chamadas fake news, a invasão dessas inverdades distorções no ambiente escolar, o papel do professor no desenvolvimento do aluno para o exercício da cidadania e da gestão escolar na liderança e organização de estratégias, com o objetivo de se intensificar o combate a esse conhecimento falso, o desenvolvimento da análise crítica, na busca por fontes confiáveis e a valorização do conhecimento científico.  

Biografia do Autor

Carise Martins Angelo, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelao em Física pela Faculdade de filosofia, ciencias e letras (2011), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (2020) e Pós graduação em Metodologia do Ensino de Física (2021) e Inspeção, Supervisão e Orientação Escolar (2021) pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Atualmente é professor orientador da Universidade Estácio de Sá e professor auxiliar i da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, espaços não formais, divulgação científica e fake news.

Referências

ANGELO, Carise Martins. As possibilidades de aproximação entre a formação de professores em ação ou em formação e os museus e centros de ciência a partir dos Websites desses espaços. 2018. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2018.

ANGELO, Carise Martins. Escola sem Partido” ou “Escola com Mordaça”: precisamos refletir acerca do nosso papel docente. VII Semana de Educação Tânia Mara Tavares da Silva: Universidade e Democracia-Resistência em tempos sombrios-15 a, v. 20, n. 05, 2017.

BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais (PCNs). Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 20/03/2021.

BRUNO, Adriana Rocha, COUTO, João Luiz Peçanha. Culturas contemporâneas: o digital e o ciber em relação. Revista Educação e Cultura Contemporânea PPGE/UNESA. Rio de Janeiro. Volume 16, número 43, 2019.

BRUNO, Adriana Rocha; PESCE, Lucila; HOFFMANN, Adriana. Educação e tecnologia e tempos de pandemia: Programa Ria40tena e a descolonização do mundo da vida: Education and technology in time of pandemic: RIA40tena Program and the decolonization of the life world. Revista Cocar, n. 9, 2021.

CALDAS, Graça. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 31-42, 2010.

CARDOSO, Davi Valois. O impacto das “fake news” na educação dos jovens no Brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 614-625, 2021.

CERIGATTO, Mariana Pícaro; NUNES, Andrea Karla Ferreira. O ensino de ciências e a cultura digital: proposta para o combate às fake news no Ensino. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, 2020.

DA SILVA, Osni Oliveira Noberto. O trabalho docente e o enfrentamento das fake news e fake knowledge. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, n. 226, p. 175-183, 2021.

DE OLIVEIRA, João Ferreira; LIBÂNEO, José Carlos; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez Editora, 2017.

DE OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente; STRIEDER, Dulce Maria; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Cultura científica/divulgação científica e formação de professores: Desafios e possibilidades. Revista Valore, v. 3, p. 489-497, 2018.

DE SOUZA, Morgana Marcelino; DA SILVA MELO, Maria Aparecida. A gestão democrática e a formação para a cidadania: compromisso social e político. Revista Saberes Pedagógicos, 2019, 3.3: 229-252.

DE SOUSA, Amanda Moura; ROSA, Luiz Pinguelli. Fake news na ciência: contribuição teórica para o universo conceitual da informação, desinformação e hiperinformação. Revista Scientiarum Historia, v. 2, p. 9-9, 2019.

DE MIRANDA, Marilia Gouvea. Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 688-699, 2020.

GOUVÊA, Guaracira et al. Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, p. 135-159, 2016.

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. Cortez, 1994.

NETO, Alberto Lopo Montalvão et al. Ciência, fake news e pós-verdades: a produção de efeitos de verdade em tempos de pandemia. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2020.

NICHELE, Patricia Tavares; DA SILVA MELLO, Maria Aparecida. Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Democrático-Participativa e a Função Social da Escola. Revista Saberes Pedagógicos, v. 4, n. 3, p. 323-343, 2020.

STAROBINAS, Lilian. Paulo Freire e a Emancipação Digital. Redemoinhos. Cidade do. 2005. Disponível em: http:/www.cidade.usp.br/redemoinhos/?2005-09/analise2 Acesso em 10/11/2021.

TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza; DE SIQUEIRA BICUDO, Rodrigo. Uso de vídeos em atividades educacionais de divulgação científica sobre movimentos de negação da ciência. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 7, p. e162721-e162721, 2021.

VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

ANGELO, Carise Martins. NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 255–268, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.65040. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65040. Acesso em: 4 maio. 2024.