APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO HÍBRIDO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63576Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas (ABP). Ensino Híbrido. Tecnologia. Metodologia Ativa. Sequência Didática.Resumo
A presente proposta didática surgiu a partir da necessidade de investigar como os professores do ensino superior de um curso de nutrição abordam as novas tecnologias perante os conteúdos de uma disciplina do 4° período de graduação e a possibilidade da inserção de uma proposta de uso de atividades on-line. Analisar as contribuições metodológicas do uso de estratégia baseada em problemas (ABP) para a proposição de atividades presenciais e on-line no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ensino híbrido, baseado em conhecimentos prévios em contextos reais, enfatizando a relevância de uma proposta de ensino e a caracterização das ferramentas e suas potencialidades. De abordagem qualitativa, com proposição teórica de caráter descritivo. Como resultado a criação de uma sequência didática para o ensino híbrido com o uso das TDIC, levando o aprendizado do estudante de uma forma efetiva e a reflexão do professor sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
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