PARÂMETROS PARA A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63371

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias digitais. Recursos didáticos. Parâmetros.

Resumo

As práticas educativas passaram por mudanças significativas no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Corona vírus. Com isso, práticas realizadas de modo presencial passaram a ser realizada mediadas por tecnologias digitais, muitas delas já utilizadas em ações de educação a distância desde a virada do século. Um elemento que foi evidenciado com esta mudança nas práticas pedagógicas foram os recursos didáticos. Por muito tempo, o livro didático foi o recurso mais utilizado, contudo, com a mudança nas metodologias muitos materiais tiveram que ser produzidos pelos professores. Neste escrito, busca-se discutir aspectos relacionados à importância dos recursos didáticos e apontar parâmetros que necessitam ser levados em consideração no momento de sua produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica a fim de apontar critérios e conceitos que que possam nortear docentes na produção de recursos didáticos. Por fim, foi possível elencar aspectos fundamentais, em especial de design, que apontam para o entendimento do recurso didático como um espaço pedagógico, visto que os elementos que o compõem, para além dos textos, são também atuam para a efetivação da aprendizagem. 

Biografia do Autor

Dorcas Janice Weber, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Depto Ensino e Currículo

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

WEBER, Dorcas Janice. PARÂMETROS PARA A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 406–422, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.63371. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63371. Acesso em: 4 out. 2024.