PARÂMETROS PARA A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63371Palavras-chave:
Educação. Tecnologias digitais. Recursos didáticos. Parâmetros.Resumo
As práticas educativas passaram por mudanças significativas no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Corona vírus. Com isso, práticas realizadas de modo presencial passaram a ser realizada mediadas por tecnologias digitais, muitas delas já utilizadas em ações de educação a distância desde a virada do século. Um elemento que foi evidenciado com esta mudança nas práticas pedagógicas foram os recursos didáticos. Por muito tempo, o livro didático foi o recurso mais utilizado, contudo, com a mudança nas metodologias muitos materiais tiveram que ser produzidos pelos professores. Neste escrito, busca-se discutir aspectos relacionados à importância dos recursos didáticos e apontar parâmetros que necessitam ser levados em consideração no momento de sua produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica a fim de apontar critérios e conceitos que que possam nortear docentes na produção de recursos didáticos. Por fim, foi possível elencar aspectos fundamentais, em especial de design, que apontam para o entendimento do recurso didático como um espaço pedagógico, visto que os elementos que o compõem, para além dos textos, são também atuam para a efetivação da aprendizagem.
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Layout. Porto Alegre: Bookman, 2008.
BARRENECHEA, Cristina. Planejamento do material didático em EAD. In Educação e comunicação em EAD. Curitiba: NEAD/UFPR, 2001.
FERNANDEZ, Consuelo. Os métodos de preparação de material impresso para EAD. In LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
FILATRO, Andreia. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FRANCO, Marco. Elaboração de material impresso: conceitos e propostas. In Corrêa, Juliana. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. (pp 21-35)
FREITAS, Neli; RODRIGUES, Melissa. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. In Revista DAPesquisa Vol. 1 nº 3. Ago/2007 – jul/2008. Disponível em http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume3/numero1/plasticas/melissa-neli.pdf. Acesso em 29 ago 2011.
HELDER, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
HURBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
GAGNÉ, Robert. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. Porto Alegre: Globo, 1980.
ILLERA, José Luis. Os conteúdos em ambientes virtuais: organização, códigos e formatos de representação. In Coll, César; Monereo, Charles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. (pp 136-154).
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIDWELL, William; HOLDEN, Kristina; BUTLER, Jill. Princípios universais do design. Porto Alegre: Bookman, 2010.
MARTÍN, Euniciano. La composicion em artes gráficas. Barcelona: Edebe, 1990.
MOREIRA, Antônio; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. In Dialogia. São Paulo, n.34, p. 351-364. Jan/abr. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756. Acesso em 12 ago 2021.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins fontes, 1997.
NEDER, Maria Lucia. O processo de comunicação na educação a distância: o texto como elemento de mediação entre os sujeitos da ação educativa. In Preti, Oreste. Educação a distância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livro editora, 2005.
PALANGE, Ivete. Os métodos de preparação de material para cursos on-line. In Litto, Frederic; FORMIGA, Marco Formiga. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
WHITE, Jan. Edição e design: para designers, diretores de arte e editores. São Paulo: JSN Editores, 2006.
WEBER, Dorcas. Organização dos conteúdos em materiais didáticos para a educação a distância: o layout como produto pedagógico. Universidade do Minho, UMINHO, Braga, Portugal, 2015.
WEBER, Dorcas; NUNES, Helena. de S. Organização Visual de Conteúdos em Materiais Didáticos para Formação de Professores de Música a Distância. In Ensino Superior – Inovação e Qualidade na Docência. 01 ed. Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, v.01, 2012. (pp 2919 - 2935)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).