EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS POTENCIALIZADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63254Abstract
As tecnologias digitais vêm conquistando seu espaço na busca de mudanças na prática pedagógica dos professores que ensinam Matemática, para que possam trabalhar nas suas aulas, não de forma linear, mas ampliando a sua visão de mundo, objetivando proporcionar espaços para a construção do saber ao processo de aprendizagem dos nossos alunos. Partindo desse contexto, este artigo tem como objetivo relatar e discutir experiências formativas potencializadas pelas tecnologias digitais nas aulas de Matemática no contexto da cibercultura. O relato ora apresentado, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa, foi desenvolvido na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com 32 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Constatamos que a participação dos envolvidos no processo foi um fator significativo para o estudo, o que possibilitou momentos de reflexões e discussões, haja vista a preocupação dos sujeitos no âmbito da construção do conhecimento, sendo o conhecimento construído ativamente por eles na utilização dos dispositivos propostos em cada desafio, e não passivamente recebido.
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