CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63212Keywords:
Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Taxonomia de Boom. Contextualização.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições da produção de vídeos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Isto se justifica pelo fato de, nas consultas realizadas, encontrou-se poucas publicações que reflitam sobre propostas pedagógicas sobre o ensino de Matemática com produção de vídeos pelos alunos. A partir de uma pesquisa qualitativa, dados foram coletados através de observação participante e do processo de produção de vídeo, incluindo o planejamento, a filmagem e edição. Um vídeo foi analisado a partir da Taxonomia de Bloom e de outras pesquisas na área e percebeu-se que há a possibilidade de articulação entre matemática e outras áreas da realidade, especialmente de contextos locais do cotidiano que são do interesse dos alunos, o que pode fazer com que surjam novos significados para os conteúdos matemáticos em sala de aula. Entende-se que a proposta é adequada para a conjuntura do ensino remoto devido à Pandemia da Covid-19, no momento do seu controle, com a reabertura das escolas, ou no contexto pós-pandemia.
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