#PauloFreire100Anos - transformação social e cultura digital: Memórias freirianas nas ações da UNIFESP – UAB
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62855Palavras-chave:
centenário de Paulo Freire, memórias e diálogos, cultura digital e transformação social, práxis pedagógicaResumo
“#Paulo Freire100Anos: transformação social e cultura digital” foi um evento científico internacional organizado por professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) no âmbito do Projeto FORMA de extensão e pesquisa, com apoio da Unifesp-UAB, para homenagear o centenário de Paulo Freire e provocar diálogos e reflexões sobre a epistemologia freiriana no contexto da cultura digital. Pesquisadores da América Latina, Europa e Brasil trouxeram suas pesquisas e práxis pedagógica para refletir de que modo o pensamento emancipador de Paulo Freire nos ajuda a entender as transformações tecnológicas e como a consolidação da cultura digital afetou a educação, principalmente no atual período pandêmico. As reflexões de Paulo Freire acerca das tecnologias na década de 1990, a inserção dos computadores nas escolas públicas no município de São Paulo - quando exerceu o cargo de secretário da educação - são fundamentais para a leitura crítica da cultura digital e seus efeitos na sociedade contemporânea. É imprescindível que Paulo Freire - como patrono da educação brasileira, referência nacional e internacional - contribua para os estudos sobre educação, justiça social e cultura digital em uma perspectiva crítica e emancipadora. Para celebrar os 100 anos de nascimento de Paulo Freire e em respeito à sua memória, docentes de vários campi da Unifesp organizaram, de março a setembro de 2021, uma série de ações, que abarcaram a produção de vídeos de narrativas de educadores, cursos on-line de extensão, diversas palestras proferidas e a organização de um livro que traz conceitos clássicos da filosofia da práxis, sob enfoque freiriano. A celebração culminou com o evento “#Paulo Freire100Anos: transformação social e cultura digital” ocorrido em setembro de 2021. O evento online proporcionou três dias de intensos diálogos entre pesquisadores e educadores que trazem em sua práxis a essência freiriana da esperança e da liberdade. Entendemos que as obras de Freire foram negligenciadas nos últimos anos pelas universidades, por políticas públicas que se afastaram das bases populares e por interpretações equivocadas que deturparam seus pensamentos e ações que refletem uma vida dedicada ao empoderamento da classe trabalhadora. Acreditamos que a universidade pública tem o compromisso de disseminar e trazer novas contribuições de suas teorias, para que as novas gerações conheçam, discutam e produzam novas práxis emancipadoras. O pensamento freiriano nos ensina e inspira a, por meio da educação e de mais amorosidade acadêmica, formar uma geração de cidadãos que tenham respeito à democracia, à liberdade e lutem pela justiça social e pela equidade em nosso país. Esse foi o intuito das memórias freirianas tecidas na Unifesp – UAB, no decurso de 2021.Referências
Nada a declarar.
Downloads
Publicado
13-10-2021
Como Citar
PESCE, Lucila Maria; HARDAGH, Claudia Coelho; GAMEZ, Luciano; LIMA, Valéria Sperduti; BATISTA, Sylvia Helena S da Silva; DANTAS DE OLIVEIRA, Rosângela Aparecida; GRACIANO, Mariângela. #PauloFreire100Anos - transformação social e cultura digital: Memórias freirianas nas ações da UNIFESP – UAB. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 27–30, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.62855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62855. Acesso em: 17 mar. 2025.
Edição
Seção
Produções Artísticas, Literárias e Culturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).