PESQUISA NETNOGRÁFICA COM FAMÍLIAS E O SENTIDO DE NÚMERO NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62719

Palavras-chave:

Netnografia. Sentido de Número. Estratégias de ensino.

Resumo

Compartilhamos encaminhamentos e resultados e de uma pesquisa de mestrado localizada no campo da Psicologia da Educação Matemática, especificamente nos estudos da Psicologia Cognitiva, cujo objetivo se encontra na discussão das possibilidades da abordagem netnográfica com famílias para a compreensão do sentido de número, em situações de cálculo, no início da escolarização a partir do auxílio em atividades remotas encaminhadas à casa, no período de isolamento social, de uma escola pública de São Carlos-SP. Para alcançar o objetivo proposto, tomamos como base os pressupostos da pesquisa qualitativa em Educação Matemática a partir da investigação netnográfica. Frente ao cenário da pandemia de COVID-19, os dados foram produzidos a distância a partir de interações virtuais, mais precisamente, conversas por grupos de WhatsApp e vídeos disponibilizados pelos responsáveis dos alunos do ciclo da alfabetização que exprimem que estratégias são mobilizadas nas tarefas matemáticas. Sobre os resultados, podemos inferir que o contato com os grupos familiares possibilitou adquirir informações que indicaram caminhos para um tipo de prática pedagógica da escola que precisa ir ao encontro da Matemática promovida nos lares, sendo esta um conhecimento fundamental ao desenvolvimento do sentido de número no início da escolarização e, portanto, ponto de partida para promoção de situações de cálculo flexíveis.

Biografia do Autor

Francieli Aparecida Prates dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, PPGEduMat/Campo Grande); Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Campus Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da UFSCar. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2022-08-13

Como Citar

SANTOS, Francieli Aparecida Prates dos; CIRÍACO, Klinger Teodoro. PESQUISA NETNOGRÁFICA COM FAMÍLIAS E O SENTIDO DE NÚMERO NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 63–89, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.62719. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62719. Acesso em: 30 abr. 2024.