A empatia freireana na alfabetização popular: concepções da cibercultura em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61235

Palavras-chave:

Centenário de Paulo Freire. Empatia. Educação de Jovens e Adultos. Pandemia do COVID-19. Cibercultura.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi a base do trabalho do educador Paulo Freire. Na sua luta política e social, a alfabetização nas comunidades populares seria uma porta de saída para a tomada de consciência crítica da realidade. Na Educação a conceituação de empatia como uma relação importante entre o professor e o aluno para o processo afetivo-educacional.  Paulo Freire, Carl Rogers, Lev Vigostki e António Nóvoa já utilizaram o conceito de empatia no processo de resposta afetiva ou cognitiva entre professor e aluno. Freire afirmava que a empatia no contexto da sala de aula ocorre quando o professor “pegar os olhos dos alunos emprestados” para que ele possa perceber de fato a realidade com que está interagindo. Quando se identifica a realidade do outro, percebe-se de perto os problemas e circunstâncias vividas sobretudo em ambientes de necessidade e privações, quando o outro percebe que nossa realidade é entendida fica mais aberto a ser acolhido por um estranho ou no caso um professor que vem trazer o conhecimento, esta é a empatia de Freire. A partir do ano de 2020, diante do contexto da pandemia do COVID-19, a empatia torna-se um processo coletivo de reprimir o isolamento social e proporciona conforto aos segmentos impactados pelo contexto pandêmico, para lograr êxito a cibercultura atuou como um fio condutor no processo pedagógico. Assim no presente trabalho é importante pesquisar a similitude da educação com a empatia libertadora de Paulo Freire em face da educação e cibercultura.

Biografia do Autor

Laurinaldo Félix Nascimento, Uninter e Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Oliveira (2008), graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (1994), Foi orador da Turma de Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Fez Pós-graduação em Gestão Governamental na Universidade da Pernambuco e Pós graduação em Tutoria de Ensino a Distancia pala Faculdade São Luís. Atualmente é aluno especial do Doutorado em educação e Novas Tecnologias da UNINTER/PR. Pós Graduando em Gestão Pública Municipal pela UFRPE Tem experiência na área de Direito Administrativo, com ênfase em Direito Público, Financeiro-orçamentário, Direitos Humanos e Gestão Governamental, Projetos e Logística Institucional. Foi Secretário de Desenvolvimento, Meio ambiente e Agricultura da Cidade de Gravatá em 2016.

Luana Priscila Wunsch, Professora do Programa de Pós-Graduação- Mestrado e Doutorado- Profissional em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa), com pesquisa financiada pela Fundação da Ciência e Tecnologia – FCT-Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – em Educação e Novas Tecnologias.

Maria Aparecida Fernandes, Centro Universitário Internacional-Uninter

Publicitária, Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e suas Novas Tecnologias- Centro Universitário Internacional-UNINTER/PR, Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Unina do Paraná.

Maria Batista Leal, Centro Universitário Internacional-Uninter

Turismóloga pela Faculdade FASIPE, Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e suas Novas Tecnologias- Centro Universitário Internacional-UNINTER/PR, Pós-Graduada em Gestão e Coordenação Escolar, Faculdade Eficaz/PR.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

NASCIMENTO, Laurinaldo Félix; WUNSCH, Luana Priscila; FERNANDES, Maria Aparecida; LEAL, Maria Batista. A empatia freireana na alfabetização popular: concepções da cibercultura em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 207–221, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.61235. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/61235. Acesso em: 8 dez. 2024.