Contribuições de Paulo Freire para o ensino da leitura e escrita: dimensão linguística
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60147Palavras-chave:
Didática. Leitura e Escrita. Alfabetização. Formação de Professores.Resumo
Neste trabalho, busca-se refletir sobre o pensamento freireano em relação ao ensino de leitura e escrita no contexto da cibercultura, destacando a sua dimensão linguística. Entende-se que, para o seu desenvolvimento teórico e metodológico, faz-se premente articular de modo indissociável a tríde: sujeitos, conhecimento e projeto social emancipatório para a formação humana. Por que a palavra se constitui substância e verbo para ensinar e aprender a ler e a escrever? E por quais razões a pesquisação do universo de fala inaugura esse processo? Por que as atividades de ensino exigem a leitura da realidade e a leitura da palavra escrita (re)produzidas em situações e contextos sociais concretos? Como as palavras se tornam a menor unidade da pesquisa e suas pautas sonoras compõem as unidades mínimas do pensamento filosófico de Paulo Freire? Quais são efetivamente os princípios linguísticos que fundamentam sua epistemologia educacional? A expectativa é que as discussões apresentadas possam contribuir ainda mais para o fortalecimento dos atos pedagógicos emancipatórios e das pesquisas no campo da formação de professores, da alfabetização, da Didática e da educação em geral.Referências
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