Autonomia, colaboração, autoria e docência na cibercultura – Questões sob a ótica de Freire e Bernstein
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60097Keywords:
Cibercultura, Docência, Currículo, Formação continuadaAbstract
O presente trabalho articula-se com as obras de Freire (1996) e Bernstein (2000) para abordar os conceitos de autonomia, colaboração e autoria compreendendo-os como elementos fundamentais da cibercultura (SANTOS, 2019) para pensar caminhos para uma educação mais flexível e focada não apenas na atuação docente, mas também na participação do aluno. Para tanto, parte-se do debate sobre a formação continuada docente como questão central para o desenvolvimento de um profissional capaz de, criticamente, compreender e atuar frente aos desafios impostos pela cibercultura (SANTOS, 2019) no que se refere à autoria e à colaboração na produção do conhecimento. Em seguida, propõe-se a articular este pensar com a estruturação de processos de ensino menos estruturados na figura central do professor e mais na autonomia do docente (FREIRE, 1990) e na contribuição de todos os envolvidos como elemento de ruptura aos modelos hierárquicos de educação (BERSTEIN, 1990). Para tanto, pretende-se gerar a compreensão de que tais objetivos somente se alcançam ao construirmos a figura do docente como um ser investigativo (NÓVOA, 2017), dotado naturalmente de curiosidade epistemológica (FREIRE, 1990).
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