Grupo de estudo: um relato de experiência sobre a mediação virtual durante a pandemia do Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60080Palavras-chave:
grupo de estudo, mediação virtual, ensino remoto, aprendizagem colaborativa, sociabilidadeResumo
O presente artigo refere-se a um relato de experiência acerca de uma das atividades realizadas por meio do Projeto de Mediação Virtual. Trata-se de um grupo de estudo virtual realizado com alunos dos segundos anos de uma instituição de ensino de Ji-Paraná e de outra instituição pública de ensino situada na cidade vizinha, Ouro Preto do Oeste. O projeto teve como objetivo promover o aprofundamento do processo de aprendizagem por intermédio do ensino remoto, em decorrência da Pandemia de COVID-19. Como aporte teórico a criação do grupo pauta-se nos estudos de Freire (1996), Dayrell (2007) e em especial, na abordagem dos pesquisadores Murphy e Lick (2005). Isto posto, a atividade em pauta realizou-se por meio de um grupo no WhatsApp, onde os 57 participantes formaram uma comunidade com ênfase na troca de conhecimentos. Os resultados do grupo de estudo mostraram que a dinamização do ensino é fundamental para motivar o processo educacional e promover uma aprendizagem colaborativa.
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