APP-Learning na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59147

Palavras-chave:

App-learning, Formação continuada, Educação de Jovens e Adultos, App Banco de Aulas Zuppa do Saber, Socioeducação.

Resumo

Este texto é uma resenha da dissertação de mestrado intitulada “App-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada das professoras”, defendida no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, baseado no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivado com a Etnopesquisa Crítica/Formação que buscou compreender como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. As informações produzidas com as participantes, através de oficinas formativas, diário reflexivo online e questionário online, propiciaram, através da análise interpretativa, a compreensão do aplicativo estudado como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete na formação continuada de professores oportunizando a mobilização de interatividade, a mobilização de autoria e a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional.

Biografia do Autor

Eliane Silva Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB), Pesquisadora do GP Interface: investigação interdisciplinar sobre a formação do educador. Membro do GP CIEJA: Cibercultura, Infância e Educação de Jovens e Adultos. Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal da Educação de Salvador, Bahia.

Referências

ARDOINO, Jacques. Pensar a multirreferencialidade. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (orgs.). Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Pensadores & Educação).

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista portuguesa de educação. vol. 16 n. 002. Universidade do Minho: Braga, Portugal. 2003, p. 221-236. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416210> Acesso em: 11 abr. 2021.

FERREIRA, Maria da Conceição Alves. A pesquisa e o itinerário investigativo em espaços multirreferenciais. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 1, p. 74-93, jan-mar, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p74> Acesso em: 11 abr. 2021.

FERREIRA, Maria da Conceição Alves. O itinerário investigativo: a Etnopesquisa Crítica/ Formação. Práxis educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 311-332, set/dez, 2015. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852> Acesso em: 11 abr. 2021.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTOS, Edméa; RANGEL, Leonardo. O caminhar na educação [recurso eletrônico]: narrativas de aprendizagens, pesquisa e formação. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. Disponível em: < https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/37997> Acesso em: 11 abr. 2021.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: < http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf> Acesso em: 11 abr. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Marco. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de tecnologias cognitivas, São Paulo, n. 3, jan/jun, 2010. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52991> Acesso em: 11 abr. 2021.

SOUZA. Eliane Silva. App-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do APP Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada das professoras. 2020. 231f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia: Salvador, 2020. Disponível em: < https://portal.uneb.br/mpeja/wp-content/uploads/sites/118/2021/02/VERS%C3%83O-FINAL-Eliane_Silva_Souza-compactado.pdf> Acesso em: 11 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

SOUZA, Eliane Silva. APP-Learning na formação continuada de professores. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 293–303, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.59147. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/59147. Acesso em: 4 nov. 2024.