CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.54127Palavras-chave:
Informática Educativa (IE). Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Processo Ensino e Aprendizagem.Resumo
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB), da Universidade Federal do Pará para a obtenção do título de Mestre. A pesquisa propôs analisar o trabalho pedagógico de professores de Informática Educativa (IE) no processo de aprendizagem mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Rede Municipal de Educação (RME) de Ananindeua-PA. O estudo foi dividido em quatro categorias: 1-‘Concepções de Informática Educativa’, 2-‘Formação de Professores para o trabalho pedagógico com a IE no processo de aprendizagem’, 3-‘O papel do professor de IE no contexto da sociedade atual’ e 4-‘O Trabalho Pedagógico do Professor de IE com a utilização das TIC na aprendizagem’. Este texto, no entanto, apresenta o resultado da pesquisa no que diz respeito ao estudo da primeira categoria, em que se buscou compreender o que educadores da RME Ananindeua entendem sobre a IE na aprendizagem de alunos da educação básica. Os resultados apontam que a IE apresenta múltiplas concepções, dentre as quais a de que é plural e interdisciplinar, confirmada pela análise dos dados da entrevista ao mostrar que os educadores também relacionam a IE a vários princípios e teorias pedagógicas, indicando que são as escolhas metodológicas dos educadores que a fazem atender a um ou a outro paradigma educacional e social. Contudo, acredita-se que a IE melhor contribui com a aprendizagem dos alunos quando é utilizada na perspectiva da concepção construcionista.
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