AS MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53905Palavras-chave:
Educação, Inclusão digital na educação, Aprendizagem, Mídias digitais.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar uma discussão sobre os caminhos percorridos pelas tecnologias da informação e comunicação – TIC e sua influência na sociedade e na educação, ainda que de forma bastante breve. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica, tomaremos as mídias digitais como ferramentas influenciadoras de mudanças nos modos de viver ao longo dos tempos e, principalmente, na atualidade, uma vez que elas estão presentes em muitos espaços de atividades humanas, inclusive, no dia a dia da escola e no trabalho que desenvolvem os docentes. A educação, por ser mutável, pode contribuir para uma maior inclusão dos sujeitos escolares no mundo das tecnologias, propiciando ambientes de aprendizagens colaborativas entre alunos e professores. Por isso, defendemos que os processos escolares, além de propiciar vivências dos educandos com as ferramentas tecnológicas, vislumbrem também a formação continuada dos seus profissionais, pois a escola, enquanto espaço de representação da sociedade, precisa, na medida do possível, se aproximar de suas práticas.
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