EMPODERAMENTO POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO INTERATIVO EM AMBIENTE INFOPOBRE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53337Keywords:
Multiletramentos. TICs. Pedagogias. Feminismo.Abstract
Compreendendo que a tecnologia está inserida em diversos contextos do nosso dia a dia, é muito difícil pensar em práticas do século XXI que não estejam integradas à rede, sobretudo nas grandes cidades. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é apresentar atividades em sala de aula com foco em multiletramentos (COPE, KALAZANTZIS, 2000), dado pelo acesso a diversos gêneros textuais em suportes digitais, enfocando o tema do empoderamento feminino. A metodologia adotada foi da pesquisa-ação participante (BRANDÃO, STRECK, 2006), tendo como dispositivo gerador de dados a produção escrita dos estudantes, a fim de propiciar interatividade (SILVA, 2002). Os resultados obtidos demonstram que, ainda que em um ambiente infopobre, apoiados por uma pedagogia multiletrada e multissemiótica, os educandos conseguiram expressar um pensamento crítico acerca do feminismo, e puderam se apropriar de marcas tipográficas oriundas dos meios digitais. Conclui-se que no ensino de línguas adicionais há espaço para participação democrática e crítica dos alunos, que puderam construir conhecimento sobre feminismo, e também para ensino com tecnologias, ainda que as ferramentas sejam escassas.
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