GÊNERO MEME E FORMAÇÃO DO HIPERLEITOR POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53029

Palavras-chave:

Gênero Discursivo Híbrido. Hiperleitor. Sequência Didática Interativa. Memes de Internet.

Resumo

Este estudo, de natureza teórico-analítica, problematiza sobre práticas pedagógicas para a formação do leitor na cultura digital. Tem como objetivo discutir sobre o trabalho com o gênero discursivo memes de internet para a formação do hiperleitor nos anos finais do Ensino Fundamental. Como forma de ampliar essa discussão, partiu-se da seguinte questão: como o trabalho com o gênero discursivo meme de internet oportuniza novas práticas leitoras, oriundas do ciberespaço, visando a formação crítica de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foram propostas oficinas pedagógicas com estudantes do 8º ano da escola locus, oportunizando a discussão sobre o gênero meme, bem como análise e produção desses textos. Metodologicamente, optou-se pela organização de Sequências Didáticas Interativas (SDI) como meios para a organização e a realização da ação docente. As discussões alicerçaram-se teoricamente nos estudos sobre Gênero discursivo híbrido; Hiperleitor; Sequência Didática Interativa; Meme de internet. O estudo foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que os memes se figuraram como gêneros discursivos centrais para a ampliação do letramento crítico dos discentes.    

 

Biografia do Autor

Maria Jeane Souza de Jesus Silva, Secretaria Municipal de Monte Santos

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Identidades (PPED/UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq). Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Educação Básica, Monte Santo, Bahia, Brasil.. E-mail: jeanymped@gmail.com.

Geisa Araújo Dias, Universidade do Estado da Bahia (PPED/GEPLET)

Graduada em Letras Português / Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências e em Pedagogia no Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialista em Docência na Educação Básica: Língua Portuguesa pela Faculdade do Sertão Baiano - FASB, em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo na Universidade Federal da Bahia - UFBA e, em Gestão Educacional - FASB. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPED/UNEB) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica, Monte Santo, Bahia, Brasil.

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/PPGEL/UEFS)

Doutora em Educação (UFPB). Mestra em Crítica Cultural (UNEB). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPED/UNEB). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Universitária (NEPPU/CNPq). E-mail: ucanecleto@uefs.br. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

DE JESUS SILVA, Maria Jeane Souza; DIAS, Geisa Araújo; ANECLETO, Úrsula Cunha. GÊNERO MEME E FORMAÇÃO DO HIPERLEITOR POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 117–137, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.53029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53029. Acesso em: 7 out. 2024.