APRESENTAÇÃO - INCLUSÃO DIGITAL E ACESSIBILIDADE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50573

Palavras-chave:

inclusão digital, acessibilidade, formação docente.

Resumo

Este dossiê discute a inclusão digital e a acessibilidade educacional focando na diversidade de estudantes presentes em nossas salas de aula, a partir das propostas de educação inclusiva. Os textos que compõem este dossiê trazem dados sobre as inúmeras possibilidades presentes em artefatos tecnológicos, tecnológicas assistivas e na cultura digital em rede, assim como apresentam resultados de pesquisas sobre o uso das redes sociais (como Facebook) e aplicativos (como WhatsApp) usados por docentes para planejar e discutir seu fazer pedagógico. O dossiê aborda temas contemporâneos urgentes, sobretudo se considerarmos a pandemia da corona vírus que vem deixando milhões de crianças, jovens e adultos sem acesso a escolas e universidades. Levar em conta as desigualdades sociais é fundamental para problematizar e propor caminhos e possibilidades que envolvem a educação remota, educação à distância, educação online e outras estratégias, sempre tendo em vista o direito de acesso à educação. 

Biografia do Autor

Marcia Denise Pletsch, PPGEduc/UFRRJ

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais (PPGIHD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq- nível 2. E-mail: marciadenisepletsch@gmail.com

 

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, OBEE/UFRRJ

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). E-mail: pitanga.mariana@yahoo.com.br

Rachel Capucho Colacique, UNIRIO E INES

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC/UERJ E-mail: r.colacique@gmail.com

Referências

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis. Estudos avançados, 32 (94), p. 81-95, 2018.

BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao Laptop. Tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

CAETANO, Letícia Farias; e LOCKMANN, Kamila. O FACEBOOK ENQUANTO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO QUE GOVERNA A CONDUTA DOCENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 174-186. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50446

COLACIQUE, Rachel Capucho; e AMARAL, Mirian Maia. PEDAGOGIA SURDA E VISUALIDADES: RASTROS CULTURAIS IMAGÉTICOS INDICADORES DE APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 142-173. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50152

CRUZ, Ana Beatriz Vega; e WEISS, Eduardo. DE FREZITHA XTRADELIXIUX A MISS DALIA CORTEZ: LA PRESENTACIÓN DE LA PERSONA EN FACEBOOK Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 198-224. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50607

FERNANDES, Felipe Bruno Martins. AS VIDEOAULAS COMO TECNOLOGIAS ACESSÓRIAS À LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 298-321. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47451

LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

GOMES, Ellen Midiã Lima da Silva; e SOUZA, Flávia Faissal de. PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ANÁLISE DOS RECURSOS VISUAIS INSERIDOS EM UM LDA. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 99-120. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49323

SOUSA, Angela Costa de; e MESQUITA, Amélia Maria Araújo. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BELÉM-PA. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 55-80. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47819

SILVA, Renata Borges Leal da; e COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PENSANDO A FORMAÇÃO DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 24-40. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.46818

OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. PROCESSOS DE IMAGINAÇÃO/CRIAÇÃO MEDIADOS PELA LINGUAGEM DE COMPUTAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 121-141. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49525

OLIVEIRA, M. C. P. de. Imaginar e criar: o uso da linguagem de computação numa perspectiva inclusiva. 150f. Tese. PPGEduc (Doutorado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2020.

OLIVEIRA, Isabela Santos da Silva; e BORGES, Martha Kaschny. CARTOGRAFIAS: SEGUINDO OS RASTROS DOS ACTANTES NA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE JOGOS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 187-197. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50565

PINTO, Luciana Meira Ferreira; e SCHIRMER, Carolina Rizzotto Rizzotto. FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 81-98. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.48612

PRAZERES, Romilda Silva; e MAGALHÃES, Verônica de Oliveira. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O FAZER ESTRATÉGICO DE UMA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, jan-abr, 2020, p. 41-54. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47629

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

PLETSCH, Marcia Denise; PITANGA DE OLIVEIRA, Mariana Corrêa; COLACIQUE, Rachel Capucho. APRESENTAÇÃO - INCLUSÃO DIGITAL E ACESSIBILIDADE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 13–23, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50573. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50573. Acesso em: 9 dez. 2024.